SERÁ QUE EU PRECISO DA IGREJA? (por Lic. Ítalo Reis)

SERÁ QUE EU PRECISO DA IGREJA? (por Lic. Ítalo Reis)
Vivemos no Brasil um cenário muito peculiar, o fenômeno dos “sem-Igreja”. Este fenômeno contemporâneo aos anos 2000, constitui uma multidão que reúne diversos grupos de cristãos insatisfeitos, eles são tanto protestantes como católico romanos e estão aumentando em velocidade vertiginosa.
De acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2010, os evangélicos hoje correspondem uma parcela considerável da população Brasileira, este crescimento, também foi acompanhado pelo crescimento dos “desigrejados”, pessoas que se denominam cristãos, mas não participam da vida comunitária da Igreja e também não são membros de uma Igreja fixa.
O texto da carta aos Hebreus 10:25, diz: “Não deixemos de reunir-nos como Igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia.”
Neste texto da carta aos Hebreus, o esforço para garantir a comunhão dos crentes revela a importância de participar de uma Igreja e ser membro dela. Olhando o cenário das Igrejas hoje, nos deparamos com o individualismo, este “ismo” não combina com uma prática de culto coletiva e o texto acima nos ensina a notar a importância de se congregar em uma única Igreja
Nisto, os cristãos diante do cenário cultural individualista, são influenciados pela propaganda individualista que se espalha por toda parte. Gerando um grupo de pessoas que não veem o a vida comunitária em uma Igreja como elemento que caracteriza a vida cristã.
O cenário contemporâneo dos sem-Igreja, ou o desinteresse por viver uma vida de comunhão e reuniões de culto, passa pela falsa ideia de não precisamos uns dos outros na caminhada da fé.
Porém, ser cristão implica em colocar em pratica a orientação do Apóstolo Paulo a Igreja de Éfeso quando diz: “Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam. Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor. Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.” Efésios 4:1-3. O apóstolo está falando para pessoas que tinham dificuldades de viver unidos a uma única Igreja e todo o seu discurso objetivava o vínculo firme daqueles crentes numa Igreja local.
Levando em conta a orientação paulina, podemos concluir que para colocar em pratica o suporte ou o sustento do outro e conservar a unidade do Espírito é indispensável fazer parte de uma comunidade de fé. Muitos por ter sofrido alguma decepção com alguém da Igreja ou por arrogância e desobediência, preferem não fincar raízes em um só lugar.
O grande problema de não ser membro de uma Igreja fixa é que você nunca conseguirá estabelecer laços profundos para sustentar seu próximo e não estará conservando a unidade do Espírito. Se este é o seu caso, minha orientação é que busque diligentemente fazer parte de uma Igreja Evangélica e que Deus lhe oriente nesta caminhada.

Leave a Reply