O DRAMA DE JÓ – Parte IV

O DRAMA DE JÓ – Parte IV

O sofrimento se abate sobre o justo.

Na terceira parte, vimos um pouco da personalidade de Satanás e suas intenções para com Jó. Nesta parte, veremos como Jó reagiu a todas as calamidades que vieram sobre ele.

A provação de Jó fez com que sua vida se tornasse um verdadeiro drama. Nem o cineasta mais habilidoso seria capaz de dramatizar algo parecido. Da condição de homem mais rico e admirado do Oriente, Jó tornou-se, não apenas um pobre moribundo, mas, na visão dos seus amigos, “um pecador revoltado e arrogante”. De uma vida abastada, piedosa e fraternalmente estruturada, Jó mergulhou num mar de calamidades. Viu perder todo o seu rebanho de animais, viu todos os filhos morrerem de um só vez, seus empregados todos morreram. Cenas difíceis de esquecer!

“Um dia, quando os filhos e as filhas de Jó comiam e bebiam vinho na casa do irmão mais velho, veio um mensageiro a Jó e lhe disse: — Os bois estavam lavrando e as jumentas estavam pastando junto a eles. De repente, os sabeus atacaram e levaram tudo. Mataram os servos a fio de espada. Só eu consegui escapar, para trazer a notícia. Enquanto este ainda falava, veio outro mensageiro e disse: — Fogo de Deus caiu do céu e queimou as ovelhas e os servos, destruindo todos eles. Só eu consegui escapar, para trazer a notícia. Enquanto este ainda falava, veio outro mensageiro e disse: — Os caldeus se dividiram em três bandos, atacaram os camelos e os levaram embora. Mataram os servos a fio de espada. Só eu consegui escapar, para trazer a notícia. Também este ainda falava quando veio outro e disse: — Os seus filhos e as suas filhas estavam comendo e bebendo vinho na casa do irmão mais velho. De repente, eis que se levantou um vento muito forte do lado do deserto e bateu contra os quatro cantos da casa. Ela caiu sobre os jovens, e eles morreram. Só eu consegui escapar, para trazer a notícia. Então Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça, prostrou-se em terra e adorou. E disse: — Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei. O Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor! Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.” (Jó 1:13-22, NAA)

I – TRAGÉDIA DE NATUREZA ECONÔMICA    

O sucesso na esfera comercial. O autor sagrado já havia registrado que Jó era “maior de todos os do Oriente” (Jó 1:3). O respeito, a admiração, a riqueza e a prosperidade do homem de Uz contribuíram para a construção dessa imagem. O primeiro capítulo do livro deixa claro a quantidade de animais e empregados que Jó tinha. O comércio e a atividade do campo eram suas principais atividades. Devido a todo esse patrimônio, não são poucos os autores que igualam Jó a grandes empresários do nosso tempo. Enquanto as ovelhas proporcionavam lã para a produção têxtil, por outro lado os camelos e jumentas estavam a serviço do transporte de cargas. Dessa forma, Jó se destacava naquela região como um homem de negócios.       

O sucesso na esfera do campo. A atividade do campo era, sem dúvida, o principal negócio de Jó. O fato dele ter muitas juntas de bois ao seu serviço demonstra que ele tinha uma grande extensão de terras, e não era um nômade. Estudiosos do texto destacam o fato de que a palavra hebraica ‘abuddah’, encontrada somente em Jó e em Gênesis 26:14, é uma referência direta à lavoura e ao cultivo da terra. Os bois, e da mesma forma as ovelhas, ofereciam a proteína animal. As ovelhas, juntamente com as jumentas, alimentavam a produção de laticínios. Isso fazia de Jó um verdadeiro empreendedor no sentido moderno do termo.

O ataque do Diabo na esfera comercial. Satanás atingiu o centro da vida comercial do patriarca. O Adversário procurou retirar aquilo que Jó conquistou com trabalho e dedicação. Assim, destruiu os animais e as pessoas que trabalhavam para Jó, desestabilizando-o financeiramente. Seu negócio foi a bancarrota. Sem animais de carga, o transporte estava prejudicado.

O ataque do Diabo na esfera do campo. Da mesma forma que atingiu o comércio, Satanás atingiu também na esfera do campo. Destruindo a sua fonte de produção de proteínas e laticínios, o Diabo atingiu em cheio toda a fonte de sua riqueza. Era preciso muito equilíbrio para não se desesperar diante duma situação tão sombria. Mas aqui é necessário fazer uma ponderação. Evidentemente que nem sempre o empreendimento de alguém vai à falência por investidura de uma ação maligna direta; muitas vezes é apenas mau gerenciamento ou até mesmo consequência de uma crise de mercado. Todavia, no caso de Jó, foi uma ação maligna muito bem planejada e em muitos casos de hoje também o é.  

II – TRAGÉDIA DE NATUREZA FAMILIAR    

Filhos. Jó perdeu em um só dia seus dez filhos de forma calamitosa, sete filhos e três filhas. O texto sagrado diz: “Também este ainda falava quando veio outro e disse: — Os seus filhos e as suas filhas estavam comendo e bebendo vinho na casa do irmão mais velho. De repente, eis que se levantou um vento muito forte do lado do deserto e bateu contra os quatro cantos da casa. Ela caiu sobre os jovens, e eles morreram. Só eu consegui escapar, para trazer a notícia.” (vv.18,19). Não haveria nada mais trágico do que esse acontecimento. Perder um filho é calamitoso, mas perder todos de forma inexplicável é nefasto.

Esposa. A frase “amaldiçoa a Deus e morre” (Jó 2:9), atribuída a esposa de Jó, é uma das mais chocantes do livro. Alguns comentaristas tentam suavizá-la quando a interpretam como sendo ironia da parte da esposa dele. Nesse caso ela queria dizer: “Você continua aí com essa sua fé enquanto tudo desmorona à sua volta. Por que tudo isso? Deixe de lutar por isso e aceite a morte”. Outros tentam atribuir sentido ao texto o qual ele não tem, dando interpretações muito fora de contexto. De fato, a esposa instou-lhe a abandonar a fé em Deus.

O fato. Um vento forte sofro sobre a família de Jó, desvastando-a. ainda hoje, “fortes ventos” continuam a “soprar” em famílias inteiras. O resultado desses “ventos” é degradação familiar, divórcios, vícios em drogas líticas e ilícitas, entre outras mazelas. A exemplo de Jó, o cristão deve se refugiar em Cristo. É preciso que a família abra com frequência a Palavra de Deus em casa e busque o Senhor em oração, devoção e estudo. O culto doméstico anda há muito em desuso, o louvor, a leitura e a exortação em família.  

III – TRAGÉDIA DE NATUREZA FÍSICA E PSICOLÓGICA    

O Diabo toca na saúde de Jó. Depois que o diabo viu seu plano fracassar, pois o patriarca não sucumbiu à tentação, mesmo diante da dizimação de seus bens e familiares, o Adversário teve a permissão de Deus para tocar na saúde de Jó. Essa nova prova é um drama muito distinto na literatura do Antigo Testamento. Ela dará a tônica ao restante do livro.

Saúde física. O texto sagrado diz que o Diabo “feriu a Jó de uma chaga maligna, desde a planta do pé até ao alto da cabeça” (Jó 2:6,7). Tratava-se de uma doença extremamente maligna, capaz de provocar um grande sofrimento, a ponto dele sentar-se nas cinzas e pegar um caco de barro para com ele raspar as feridas. Essa era uma prática que o homem antigo adotava quando se via acometido de uma grande desgraça. Ele ia para o monte de cinzas (hebraico ‘mazbala’), um local considerado imundo, onde os inválidos e dementes costumavam ficar. Ali ele esperava a morte entre cães, insetos e aves rapinas. Terrível!

Saúde mental. Não há dúvida que, além do sofrimento físico, Jó também experimentou o sofrimento psicológico. Apesar de não haver nada no texto que aponte que ele entrou no que conhecemos hoje por Depressão, não há como negar que Jó passou por uma grande tensão psicológica. Há vários textos no corpo do livro que permite fazer essa inferência, mas já no início da sua fala é possível perceber esse fato (Jó 3:1-14). Ainda que mantivesse sua fidelidade a Deus, o patriarca amaldiçoou o dia do seu nascimento, não vendo mais razão para que fosse celebrado. Só debaixo de forte pressão psicológica é que pessoas chegam a tal ponto.

Grandes homens de Deus foram submetidos a grandes enfermidades. Uns, à semelhança de Ezequias, enfrentam um tumor maligno que, pouco a pouco, vão lhes consumindo as forças e o que lhes resta das humanas feições. Outros, como Lázaro da história narrada por pelo Senhor Jesus, jazem cobertos de uma chaga que os tornam repulsivos, embora espiritualmente sejam os mais puros dos homens. Outros, ainda, tal como o jovem pastor Timóteo, veem-se às voltas com uma doença no estômago que os fustiga com fortes ânsias.

Vimos que Jó foi subjugado por enfermidades e crises financeiras. Somente um homem com uma fé inabalável mantém sua lucidez diante de tantas catástrofes. Somente o Senhor Jesus pode manter o fiel de pé diante de calamidades dessa natureza. O Diabo chegou ao ponto máximo de pressão contra Jó, mas não conseguiu executar o seu intento. O patriarca permaneceu de pé diante da provação.  

Soli Deo Gloria! Glória Somente a Deus!

VOCABULÁRIO:

-Depressão: Doença psiquiátrica, de origem crônica, que causa alterações de humor, definida por uma tristeza intensa e permanente, agregada à dor, à desesperança, à culpa etc., com ou sem razão aparente.

-NAA: Nova Almeida Atualizada.

BIBLIOGRAFIA:

ANDERSEN, Francis I. Jó: introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 2008.

ANDRADE, Claudionor. Jó: o problema do sofrimento do justo e o seu propósito. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.

KEENER, Craig S. A Hermenêutica do Espírito: lendo as Escrituras à luz do Pentecostes. São Paulo: Vida Nova, 2018.

WALTKE, Bruce K. Teologia do Antigo Testamento: uma abordagem exegética, canônica e temática. São Paulo: Vida Nova, 2015.

MACARTHUR, John. Comentário Bíblico: Jó. Rio de Janeiro: Thomas Nelson, 2019.

VANHOOZER, Kevin J. O Drama da Doutrina: uma abordagem canônico-linguística da teologia cristã. São Paulo: Vida Nova, 2016.

HARRIS, R. Laird; Archer Jr, Gleason L; Waltke, Bruce K. Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 1998.

Leave a Reply