Um pouco da História

Acreditar na Palavra e no Espírito de Deus

A Escola Dominical não é uma ordenança bíblica direta, mas isso não impede de ela ser uma importante ferramenta a serviço do Reino de Deus. Não é sagrada, mas é benção. O Protestantismo, desde o seu início, valorizou a educação. Isso aparece, por exemplo, na defesa da ideia e da prática de que todo crente deve ter acesso à Bíblia, daí perguntar-se aos pais, na ocasião do batismo de suas crianças, se eles prometem ensinar-lhes ler para que seus filhos possam, por eles mesmos, ler as Sagradas Escrituras.

A Escola Dominical faz parte desse interesse protestante na educação. Esse valioso espaço de educação cristã nasceu na Inglaterra em 1780. Seu criador foi o anglicano Robert Raikes, original da cidade de Gloucester. Ao ver inúmeras crianças desocupadas aos domingos (muitas delas trabalhavam nas fábricas durante a semana) e sabendo que as mesmas eram analfabetas em sua maioria, Raikes decidiu alfabetizar os pequeninos e ensinar-lhes a Palavra de Deus.


Sabe-se que o evangelho de João é, possivelmente, o mais usado e lido pelos cristãos de todos os tempos.
Jesus, a Palavra/Verbo se fez carne. Sentiu nossa dor. Carregou nossos pecados no madeiro. Se identificou conosco. Veio cheio de graça. Revelou o Pai. Nos fez filhos de Deus. É a razão da nossa vida. Sendo Deus, se fez homem. Sendo Rei se fez servo. Sendo Santo se fez pecado por nós. Ele é o nosso glorioso redentor. O grande Eu Sou.

Serão estudadas sete declarações de Jesus sobre si no evangelho de João:
1)Eu sou o pão da vida;
2) Eu sou a luz do mundo;
3) Eu sou a porta;
4) Eu sou o bom pastor;
5) Eu sou a ressurreição e a vida;
6) Eu sou o caminho, a verdade e a vida;
7) Eu sou a videira verdadeira;

Professores:
Pbs: André Herculano, Sérgio Henrique e Ricardo Aquino.

Medo? Estranheza? Dificuldade? Curiosidade?
Que sentimentos lhe assaltam quando alguém lhe chama para ler ou estudar o Livro do Apocalipse?
Você acha que o livro é incompreensível? Acha que o livro só diz respeito ao futuro ou ele tem aplicação para os dias de hoje?
A Escola Dominical da Igreja Presbiteriana de Natal vai oferecer uma Classe que estudará o Livro do Apocalipse. Matricule-se na nossa classe e venha conhecer um dos livros mais fascinantes da Bíblia, um livro maravilhoso que nos descortina a História da Igreja desde a encarnação, ministério, morte, ressurreição e exaltação de Cristo até o Juízo Final, passando pela gloriosa segunda vinda de Cristo. Um livro que trata sobre a Vitória do Cordeiro e de sua amada Igreja.
Venha trilhar conosco esse livro maravilhoso!

Professores:
Presb. Rubens Cartaxo Junior, Presb. Saulo Campos e Elias Herculano.

Em termos gerais, a revelação bíblica tem em vista nos mostrar quem é Deus e como podemos nos relacionar com ele. Em particular, no livro dos Salmos, encontramos um padrão de relação com Deus, com o qual temos muito a aprender. Sempre, os salmistas se apresentam sem máscaras diante de Deus. Esse é o caminho para a formação de laços significativos entre as pessoas. Sem as máscaras, emergem os requisitos básicos das relações íntimas: a honestidade, a sinceridade e a autenticidade. Para construir relacionamentos de intimidade é necessário que eu diga o que se passa em mim, falando a verdade. Quando não uso máscaras, evidencia-se a minha integridade: não nego nenhuma parte daquilo que sou.

Se queremos usufruir da INTIMIDADE COM DEUS, aprendamos com os salmistas: tiremos as máscaras.”

Prof. Wicliffe Costa

Vamos abordar o livro de Daniel, que retrata a vida de um jovem intelectual judeu que servia na corte do maior império da época, mas que não se deixou levar pela idolatria cultural. Daniel nos ajudará  a lidar com a questão de ser um cristão, no trabalho, na universidade e na sociedade de modo geral, sem se render aos ídolos do mundo, se mantendo fiel ao Senhor Deus. 

Professores: 
Rev. Italo, Dc Sávio, e o irmão Abner 

Abordaremos as várias formas de relacionamento na nossa vida (amizades, namoro, família, Deus etc.) e sobre as questões da sexualidade apresentadas nos dias de hoje e analisar como a Bíblia responde a cada uma delas, assim como conhecer os padrões bíblicos de sexualidade saudável.

Professores:
Presb. André Cartaxo e Diác. Rodrigo Cartaxo