ESTUDOS NA EPÍSTOLA AOS HEBREUS

ESTUDOS NA EPÍSTOLA AOS HEBREUS

ESTUDO Nº 02 – A PALAVRA FINAL DE DEUS ATRAVÉS DE SEU FILHO

Presbítero-Emérito Rubens Cartaxo Junior

Hebreus 1.1-4.

                Na introdução à epístola, o autor apresenta de plano Jesus de forma majestosa, afirmando-o superior aos anjos e aos profetas. Tal apresentação tem sua razão no fato de os destinatários originais da epístola não estarem enxergando Jesus como o Messias, pois não conseguiam ver Sua glória: quando entre os homens viveu humildemente e Sua glória estava velada; após a ressurreição, oculta nos céus.

                O autor inicia a epístola fazendo uma ligação entre a Revelação de Deus no passado aos homens através dos profetas e a presente Revelação através de Cristo, afirmando categoricamente ser Ele o Filho de Deus. Esta afirmação era, e ainda é, extremamente contundente ao espírito judaico (lembrem-se do episódio narrado em Lucas 5.17-26, quando Jesus curou um paralítico. Antes de curá-lo, Jesus disse: “teus pecados estão perdoados”, o que causou grande escândalo entre os fariseus e mestres da Lei presentes, pois eles sabiam que só Deus pode perdoar pecados).

A reivindicação do autor de Hebreus é extremamente contundente para um judeu. Ele afirma no v. 2 que Jesus é “herdeiro de todas as coisas” e vai mais além ao dizer que por meio dele Deus fez todas as coisas.

Podemos divisar nos v. 2-4 nada menos que oito declarações sucessivas feitas a respeito de Jesus: “em Seu ser eterno Ele é a Deidade genuína e absoluta, o resplendor ou brilho visível da glória de Deus, sendo Ele a expressão exata da deidade (Gr. charakter tēs hypostaseos, «reprodução da substância»), o Filho eterno de Deus, «vero Deus do Deus verdadeiro». No planejamento divino do universo, Deus é o autor, sustentador e fim. Tudo foi criado por Ele. Ele sustenta a criação inteira. Ele é o seu herdeiro. Note-se que o fim é visto desde o início; a divina nomeação do Filho como herdeiro do universo precede a criação do universo. Em relação aos homens Cristo é o Profeta, o Sacerdote e o Rei dos homens. Em Cristo Deus proferiu Sua final palavra de revelação; e assim Ele traz Deus aos homens (cfr. Jo 1.14,18). Em Sua própria Pessoa Ele está entronizado à mão direita de Deus. Na qualidade de exaltado Deus-Homem, Ele obteve, por virtude de herança, uma posição muito acima de todos os outros (cfr. Ef. 1.20,21; Fil 2.9-11)” (Novo Comentário da Bíblia, p. 1350/1351, 1979).

Na próxima semana, vamos estudar a declaração do autor de Hebreus referindo-se a Jesus como superior aos anjos.

Até lá.

Leave a Reply