ESTUDOS NA EPÍSTOLA AOS HEBREUS – Nº 03

ESTUDOS NA EPÍSTOLA AOS HEBREUS – Nº 03

ESTUDOS NA EPÍSTOLA AOS HEBREUS

Presbítero Emérito Rubens Cartaxo Junior
Igreja Presbiteriana de Natal

ESTUDO Nº 03 – O FILHO É SUPERIOR AOS ANJOS

Hebreus 1.5-14.

Neste trecho, o autor de Hebreus parte da cosmovisão judaica de que os anjos ocupavam um lugar especial como mediadores na revelação de Deus a Seu povo. Para demonstrar a superioridade de Cristo frente aos anjos, o autor lança mão de sete citações do Antigo Testamento.

Ao demonstrar a superioridade de Cristo, automaticamente estaria estabelecido que a mensagem de Cristo é superior à mensagem dos anjos (cf. 2.5-8).

Ainda mais, ao usar citações do Antigo Testamento, o autor deixa claro alguns pontos: 1) O Antigo Testamento possui uma direta relevância e uma autoridade decisiva para os cristãos; 2) As palavras citadas são atribuídas ao próprio Deus e não aos salmistas e profetas; 3) somente agora, mediante a revelação feita através do Filho, é possível aos homens “perceber nas palavras do Antigo Testamento um sentido e um significado, referentes a Cristo, que seriam impossíveis de ser observados com a mesma compreensão, ou por aqueles que as escreveram, ou por qualquer outra pessoa antes da vinda de Cristo. Cfr. I Pe 1.10-12” (Novo Comentário da Bíblia, Ed. Vida Nova, p. 1351, 1979).

As diversas citações apresentam em que sentido Jesus, o Messias prometido é superior aos anjos: 1. Por causa do que Ele é eternamente; 2. Por causa do que Ele agora se tornou como o exaltado Deus-Homem.
Jesus sempre foi o Filho, a Segunda Pessoa da Trindade. Nunca houve momento em que Jesus não fosse o Filho ou que não existisse, posto que Eterno.

Aos anjos cabe louvá-Lo (v.6).

Nos v. 7-9 o autor compara os anjos e o Filho. Enquanto os anjos são mensageiros de Deus e a Ele obedecem, em relação ao Filho é dito que é Deus, que Seu trono subsiste para sempre e lhe reconhece atributos da divindade: a Justiça e a Equidade.

Os v. 10-12, apresentam Jesus como o Criador de todas as coisas, como Eterno e como Juiz. Não há necessidade de fazer comparação com os anjos, pois todo judeu sabia que os anjos foram criados por Deus.
A última citação do Antigo Testamento (v. 13) demonstra como “o Filho é superior aos anjos não apenas naquilo que Ele agora é Deus, mas igualmente naquilo que agora Deus está fazendo por Ele, como Homem exaltado ou Messias entronizado” (NCB, p. 1351, 1979).

O arremate é dado pelo v. 14, no qual o autor é taxativo em afirmar que os anjos são servos ministradores dos que vão herdar a salvação, ou seja, aqueles que creem ser Cristo Messias Prometido.

Na próxima semana continuaremos com nossos estudos. Continue nos acompanhando. Até lá.

Leave a Reply