“Uma vez falou Deus, duas vezes ouvi isto: Que o poder pertence a Deus…” Salmos 62.11. 

Chego a pensar que já não nos assusta mais as notícias diárias a respeito das chacinas e crimes em nossas cidades. Morre mais pessoas em nossas ruas do que em países em conflitos bélicos. Nesses. Há muito deixamos para traz a “sensação de insegurança” tão propalada pelas autoridades, para vivemos na mais assustadora “falta de segurança”.

Quem não deseja sentir-se seguro? Trata-se de um anseio natural do ser humano. Mas não é está à sensação que temos, quer vivendo em uma cidade pequena ou grande. Mesmo quando não estamos em dias tão conturbados, ao observamos os grandes muros e apetrechos de segurança instalados em casas e condomínios e constatamos a insegurança sentida por todos. O que fazer quando em lugar algum temos segurança absoluta?

Davi em seus dias, não ignorava a suposta segurança fornecida por uma construção sobre a rocha e nem dispensava a construção de uma torre forte – Salmo 62.2,6 e 7. Aqui nestes versos e em tantos outros Salmos, compara o cuidado de Deus com o que melhor conhecia em matéria de segurança. Entretanto, sabia que somente a segurança dada por Deus é totalmente eficaz. Salmo 62.8. Não ignorava sua responsabilidade em buscar refúgio que oferecesse alguma segurança a ele e a todos sob seu comando, mas toda a sua confiança era depositada no Senhor Deus. Sua busca pelo Senhor não era ocasional, apenas quando não havia mais nada a que se recorrer, mas era seu desejo e satisfação constante. Aprendeu a esperar silenciosamente por Ele, ainda que vez e outra se sentisse inseguro e um tanto abalado, mas confiava no Senhor o tempo todo. 

Infelizmente, muitos são os que sentem a necessidade do Senhor Deus, como a semelhança de um extintor de incêndio, senão houver fogo ficará sem ser acionado, mas em todo caso é bom tê-lo por perto. Torna-se comum em dias como os nossos uma busca pela proteção Divina momentânea, mas não deve ser este o comportamento de alguém que ama e serve ao Senhor. Como seguidores de Jesus Cristo, devemos orar pela paz em nossa cidade, Jeremias 29.7, devemos ser cuidadosos e cautelosos, mas a nossa confiança absoluta deve estar na afirmação das Sagradas Escrituras que diz: O poder pertence a Deus. Ele é soberano em toda e qualquer situação. Ele é a nossa segurança eficaz! Oremos ao Senhor por nossa cidade.

Leave a Reply