Texto baseado em um trecho da obra “Santidade”, de J. C. Ryle. 


Ter uma doutrina saudável sobre o assunto ‘igreja’ pode guardar nossa alma de vários perigos reais e atuais. Nosso país vive um crescimento na quantidade de igrejas e membros. São muitas igrejas diferentes espalhadas por todos os cantos. Diante de toda essa diversidade, cabe a pergunta: Pertencemos a igreja de Cristo? Somos membros da única igreja verdadeira? Essas são perguntas importantes para a nossa alma e nosso relacionamento com Deus. 

Para sabermos se pertencemos a igreja de Cristo precisamos saber que igreja é essa. A igreja de Cristo não é uma construção. Não está restrita a um local, ela está espalhada por todo o mundo. Não conseguimos distingui-la, embora seja bem conhecida e preciosa para Deus. Nela, nem todos adoram da mesma forma. Mas, todos os seus membros comparecem igualmente ao trono da graça, onde nosso Senhor Jesus está, e possuem um só Espirito que nutre e conduz a todos. Essa igreja é composta por todos aqueles que foram lavados pelo sangue de Jesus, vestidos com Sua justiça e santificados pelo poder do Espirito Santo. 
Todas as outras igrejas visíveis são subordinadas e servas da igreja verdadeira. Na cristalina citação de J. C. Ryle: “Elas são o andaime atrás do qual o grande edifício está sendo construído. Elas são o caroço dentro do qual a viva semente se desenvolve.” 
As mais valiosas e produtivas igrejas visíveis são aquelas que melhor preparam seus membros a fazerem parte da igreja verdadeira. Ela é o corpo de Cristo. Ela é a igreja universal apostólica lida no Credo. 
O amor, o cuidado e as promessas de Jesus Cristo cabem somente a igreja verdadeira: “as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. 
A única igreja verdadeira é a comunidade de todos quantos se arrependem dos seus pecados e creem no evangelho de Jesus Cristo. Você pertence à igreja de Cristo? 
Considere bem essa pergunta em seu coração. Tome cuidado para não perecer ao redor de bíblias, debaixo da luz que emana do Evangelho de Cristo. Um presbiteriano perdido, um batista perdido, um pentecostal perdido, porque apesar de todo seu zelo e participação, você nunca fez parte da igreja verdadeira.

Leave a Reply