Bem-vindos todos ao nosso terceiro estudo sobre os Dez Mandamentos baseados no Breve Catecismo de Westminster. Hoje estudaremos as perguntas 45 a 48. Hoje trataremos sobre o primeiro mandamento do Decálogo.

Pergunta 45: Qual é o primeiro mandamento?
Resposta: O primeiro mandamento é: “Não terás outros deuses diante de mim” (Ex 20.3).

Pergunta 46: O que exige o primeiro mandamento?
Resposta: O primeiro mandamento exige de nós conhecer e reconhecer a Deus como o único Deus verdadeiro e nosso Deus; e como tal, adorá-lo (I Cr 28.9; Dt 26.7; Mt 4.10; Sl 95.6; Sl 29.2).

Pergunta 47: O que o primeiro mandamento proíbe?
Resposta: O primeiro mandamento proíbe negar, ou deixar de adorar ou glorificar ao verdadeiro Deus, como Deus, e nosso Deus; e dar a qualquer outro a adoração e a glória que só a Ele são devidas (Sl 14.1; Rm 1.20-21; Sl 81.11; Rm 1.25).

Pergunta 48: O que nos é ensinado, especialmente pelas palavras “além de mim”, no primeiro mandamento?
Resposta: As palavras “além de mim”, no primeiro mandamento, ensinam-nos que Deus, que vê todas as coisas, toma conhecimento do pecado de haver outro deus em seu lugar e fica muito ofendido por isso.

Não por acaso este é o primeiro mandamento, posto que é a base e o alicerce de todos os demais. YHWH, ou como vem escrito em nossas bíblias em português, SENHOR, é o único Deus e é extremamente zeloso com o Seu Nome, com a Sua Majestade e com a Sua Glória (Eu sou o Senhor, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura – Is 42.8).

Tê-lo como Senhor e Deus, único e verdadeiro, é condição sine qua non para sermos seus filhos resgatados. Deus jamais aceitou a idolatria, sendo principalmente por este pecado que Israel e Judá foram exilados e as ímpias 10 tribos do Norte que formavam o reino de Israel terem sido dispersas e nunca terem voltado à Palestina.

A idolatria é tão abominável aos olhos de Deus quanto o ateísmo. Ambos são formas de negar a Deus a Glória que Ele tem e o louvor que só a Ele é devido. Esse mandamento é dirigido a todos os homens, e não somente aos hebreus dos tempos de Moisés ou aos cristãos, razão pela qual podemos claramente ver no nosso dia a dia quantos estão transgredindo o primeiro mandamento.

Como vimos nos dois estudos anteriores, as obrigações da lei moral resumida no Decálogo são obrigações para todos os homens, daí porque Paulo em Romanos nos fala que Deus imprimiu no coração de todos os homens a Lei, de sorte que quando esses homens que não conhecem a revelação escrita transgridem qualquer um dos mandamentos, sua consciência os acusa, deixando-lhes claro que estão cometendo pecado.

Os ateus escancaram sua rebeldia contra Deus. Negar Sua existência é uma forma de exaltar o homem e colocar o homem no lugar que só a Deus pertence. Assim, o ateísmo acaba sendo mais uma forma de idolatria, tal qual a avareza (o amor ao dinheiro) também o é, conforme nos assevera o apóstolo Paulo “Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, ou afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria” (Cl 3.5) e “Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus” (Ef 5.5).

Entretanto, não devemos no iludir. Idolatria não é só adoração ou veneração a imagens ou a outros deuses. Cometemos o pecado da idolatria quando colocamos qualquer coisa ou qualquer pessoa no lugar de Deus. Se a coisa mais importante para você é o seu emprego ou a sua carreira, ou a sua família, você está colocando essas coisas e/ou pessoas no lugar que pertence unicamente a Deus e está cometendo o pecado da idolatria. Deus deve ser o centro de nossa vida. Deus deve ocupar o primeiro lugar em nossas vidas. Ele é o SENHOR!

Assim, tenhamos o SENHOR como nosso único Senhor e Deus, dando-lhe TODA primazia, colocando-O no primeiro lugar de nossas vidas. Isso é o que Ele exige de nós.

Leave a Reply