O mês de maio é dedicado a família e em nossa Igreja daremos ênfase sobre a importância da família. Quais são os ensinamentos da Bíblia sobre a família? Qual a sua importância para a Igreja e para a sociedade? Hoje queremos recordar como tudo começou.

Deus inicia a família criando o homem – Gênesis 2:4-7.
    A sua criação se deu de “modo assombrosamente maravilhoso” (Sl. 139.14). Deus o criou à Sua própria imagem e semelhança, concedendo-lhe atributos especiais, como a nenhuma outra criatura (Gn. 1.26-28). A Capacidade de amar a Deus em resposta ao amor de Deus através da livre vontade, bem como o domínio sobre as demais criaturas, eram atributos especiais ainda no Éden. Mesmo depois da queda, amar e dominar continua a fazer parte da natureza humana. Em absoluto equilíbrio, Deus exige que o homem ame sua esposa, (Ef. 5.25), sua família e sua Igreja. Você esposa, tem agradecido a Deus por ter-lhe dado seu marido? Uma sugestão para a esposa: faça ou compre um cartão para ele, nesta semana, diga-lhe o que você aprecia nele e o quanto é importante para você.  Em Jesus Cristo, a condição para amar nos é restituída (Rm. 5.5).

Deus completa a família criando a Mulher – Gênesis 2:18-22.

Não é bom que o homem esteja só”, está é a primeira vez que aparece o advérbio “Não” na Bíblia. Deus é quem fala em relação ao homem que havia criado. “… far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea”. Que sábia decisão de Deus! Não é bom mesmo. Exceto àqueles para quem o celibato é um dom especial de Deus, nunca é bom que o homem esteja só. A auxiliadora preparada por Deus, não significa “um capacho eficiente” como alguns interpretam. “A palavra auxiliadora implica a inadequação do homem, não a inferioridade da mulher, mesmo porque essa palavra é usada geralmente para Deus”. (B.G.) – A Mulher casada é uma complementação ao marido e não uma competidora ou uma ameaça. Uma sugestão ao marido: você tem agradecido a Deus por lhe ter dado sua esposa? Que tal dar-lhe um cartão, nesta semana, ressaltando suas qualidades e importância para sua vida?

Deus Organiza a Família Unindo o Casal – Gênesis 1:26-28
    “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus os criou; homem e mulher os criou”. Como casal, o homem e a mulher refletem a imagem de Deus. São como espelhos da imagem invisível de Deus. Ele fez dos cônjuges um espelho da unidade em diversidade como existe na Santa Trindade. (David Merkh) – Que plano maravilhoso, um homem e uma mulher, aqui está o início de um lar, de uma família. Nada pode substituir ou complementar o plano original de Deus. As incompatibilidades que possuímos, e que nos tornam diferentes, são exatamente as que nos atraem. Não suportaríamos viver com alguém que fosse completamente compatível conosco. Será muito bom os casais se lembrarem, hoje, o porquê iniciaram junto esta caminhada a dois e agradecerem a Deus um pela vida do outro. 

Leave a Reply