Seguem as respostas do último Questões Teológicas:

06. Todo homem é criado livre como Adão, tendo, portanto, capacidade de escolher entre o bem e o mal. Cada alma é uma criação individual de Deus, não herdando por isto a contaminação do pecado de Adão.( F ) Esta é a principal afirmação do Pelagianismo, uma heresia combatida por Agostinho no início do Séc. V. O Pelagianismo foi condenado no concílio de Éfeso (431). Apesar de a cultura ocidental, fortemente influenciada pelo Humanismo e pelo Iluminismo dizer o mesmo, este seguramente não é o ensino das Escrituras Sagradas, que nos afirma que o homem natural é totalmente pecador – Romanos 3.10-18, 23; Isaías 64.6.

07. Jesus é 100% homem e 100% Deus. ( V ) Esta verdade foi afirmada no Concílio de Calcedônia (451), após vários debates acerca das duas naturezas de Cristo. Este concílio reafirmou a condenação do Arianismo, bem como condenou heresias como o Docetismo (Jesus aparentava ter um corpo físico, mas na verdade não o tinha), o Monofisismo e o Nestorianismo.

08. A justificação é pela graça, mediante a fé, não tendo o homem que realizar qualquer obra para conquistá-la.( V ) Esta é um dos cinco pontos da Reforma Protestante e credita totalmente a Deus a salvação do homem – Ef 2.8-9.

09. No inferno haverá sofrimento consciente por toda eternidade para os que não forem salvos.( V ) Embora haja quem advogue o chamado “sono da alma”, o ensino da consciência após a morte é claro nas Escrituras: Ap 20.15; Mt 25.41, 46; Ap 14.9-11.

10. Não existe inferno. Um Deus bondoso não se compraz no sofrimento de suas criaturas. Os não salvos simplesmente deixarão de existir.( F ) Este ensino é chamado de Aniquilacionismo. Pensamento semelhante é abraçado por muitos ateus, para quem a morte acaba com tudo. São célebres os aforismos “morreu acabou” ou “o mundo acaba pra quem morre”. Este, todavia, não é o ensino das Escrituras, que citam diversas vezes o inferno. Aliás, no Novo Testamento, quem mais falou sobre o inferno foi Jesus.

Leave a Reply