Texto para leitura: Salmo 116
Atravessar dificuldades é um tema recorrente nos salmos. Nesse salmo, a fase crítica passara. Amainada a tempestade, o salmista dialoga consigo mesmo, buscando restaurar seu equilíbrio interior (v. 7). No balanço da experiência dolorosa e nas decisões do momento presente estão incluídas:
1. ANGÚSTIAS PROFUNDAS (v. 1-6)
Não sabemos claramente as razões de sua aflição e tristeza. Talvez uma doença desesperadora, que o deixara às portas da morte (v. 3). Talvez a traição de pessoas íntimas, que pusera em perigo a sua vida (v. 8), e o deixara profundamente perturbado e desiludido (v. 11). Mas, sentir-se esmagado não é prova alguma de que a fé está morta. A angústia enfrentada com franqueza clama por Deus (v. 4). A base desse clamor é o caráter de Deus (v. 5-6), cuja misericórdia socorre os fracos (sem forças) e se mostra protetor daqueles que não têm mérito algum (simples).
2. MISERICÓRDIA SALVADORA (v. 7-11)
O clamor do salmista (v. 4) abriu-o para a ação de Deus e deu-lhe oportunidade de experimentar o caráter do SENHOR em sua própria vida (… o SENHOR tem sido bom para você!, v. 7). Deliberadamente ele traz à memória a atuação de Deus em seu favor para, assim, restabelecer o seu equilíbrio e harmonia interiores (v. 8). Esse livramento trazido por Deus ratifica-lhe a orientação básica de sua vida: ter o Senhor como a realidade mais importante em sua caminhada (v. 9). 
3. GRATIDÃO FERVOROSA (v. 12-19)
A experiência de libertação individual (me salvou, v. 5) assume agora uma dimensão comunitária, tornando-se uma testemunhante gratidão. Na comunidade celebram-se com alegria os feitos do SENHOR (v. 14 e 18). Perturbado em sua aflição, o salmista se negara a estabelecer relações com os homens (v. 11). Agora reconhece que Deus tem o seu povo, do qual ele próprio faz parte (v. 16). Este povo está a serviço de Deus; são seus servos, não obstante terem sido quebradas as suas correntes. A esse povo ele convida para o louvor: “Aleluia!” (v. 19).
Para pensar: Que tenho aprendido acerca de Deus em períodos de dificuldades? Que lugar a comunidade tem na minha vida cristã?
Para guardar: Testemunho e Celebração.
Extraído do livro (pelo próprio autor): Intimidade com Deus (Meditações nos Salmos). A obra está disponível em:
· Livraria Saraiva (Midway Mall/ Natal Shopping Center)
· Livraria Gilgal (Via Direta/ Pç. Gentil Ferreira – Alecrim)
· Loja dos Evangélicos (Pç. Gentil Ferreira – Alecrim)
· Cooperativa Cultural (Centro de Convivência – UFRN) 
· Revistaria (Centro de Convivência – UFRN) 
· Revistaria Super Banca (Via Direta) 
· Revistaria Cultural (Nordestão – Av. Eng. Roberto Freire)

Leave a Reply