By Logos Bible

“Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros. Disse Deus ainda mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vós outros; este é o meu nome eternamente, e assim serei lembrado de geração em geração”. (Êxodo 3:14-15).
O tetragrama YHWH (יהוה), geralmente traduzido como SENHOR nas Bíblias Protestantes, vem, muito provavelmente, do verbo hebraico hayah (הָיָה), que significa ser, existir e, inclusive, acontecer. Quando Deus se revela como o “EU SOU O QUE SOU” ou simplesmente o “EU SOU”, aponta para:
1) Ele existe em si mesmo, ao contrário de todos os outros seres, que são criaturas; 2) Que Ele essencialmente e simplesmente é e que não existem palavras humanas capazes de defini-lO; 3) Que, apesar de ser tão distante de nós, de ser o completamente outro” (Rudolf Otto), Ele (O SENHOR) está próximo, é Emanuel (Deus conosco), já que o verbo hayah não expressa apenas mera existência, mas certo movimento, ação, “fazer acontecer”, como nos mostra Ex. 3.14-15, lembrando-nos que o nosso Pai é uma presença viva e atuante, que tudo criou e que se revelou ao Patriarcas e durante todo o AT, culminando no Nascimento, Vida, Morte, Ressurreição e Ascensão do SENHOR JESUS CRISTO, a quem aguardamos como uma noiva pelo dia do casamento.

Por falar no SENHOR JESUS CRISTO, é importante lembrar que, ao ressuscitá-lo dentre os mortos, Deus (YHWH) deu a Ele um nome que está acima de todo nome, pois ante o Messias se dobrará todo joelho, todo mesmo, inclusive o seu, afinal, todos confessarão que Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai (Filipenses 2:9-11, ver também Isaías 45:23, mostrando total unidade entre Pai e Filho, uma vez que a afirmação profética sobre Deus é aplicada pelo apóstolo ao Messias). Também nada custa lembrar que o Nazareno, como nos ensina o Evangelho de João, afirmou, mais de uma vez, ser o “EU SOU”. Em umas das passagens mais claras:

“Abraão, vosso pai, alegrou-se por ver o meu dia, viu-o e regozijou-se. Perguntaram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinqüenta anos e viste Abraão? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, Eu Sou. Então, pegaram em pedras para atirarem nele; mas Jesus se ocultou e saiu do templo”. (João 8:56-59, o grifo é meu. Ver também em João 8:24, 28; 13:19).
Em Cristo, temos o EU SOU sendo Caminho, Verdade, Vida, Pão da Vida, Luz, Porta das Ovelhas e Água que matará para sempre a nossa sede de Deus. Enquanto estamos nesse deserto e estamos doidos para chegar à Terra Prometida (pois é ela que vem) em que manará para sempre leite, mel, chocolate, Nutella e outras delícias, perseveremos no Caminho, porque o nosso amigo e Senhor Jesus é O EU SOU conosco, é Emanuel para sempre, já que habita e habitará em nós, por meio do outro Consolador, até o fim dos séculos, quando nos alegraremos com o Alfa e o Ômega, o Todo-Poderoso, AQUELE QUE É, ERA E HÁ DE VIR.

Leave a Reply