Alô internautas, aqui vão as respostas comentadas das mais recentes questões teológicas. Quantas você acertou?

21. Entre a morte e o Juízo Final as almas ficam no Purgatório. ( Falso ) – Obviamente um católico romano vai dizer que a afirmativa está correta, porém nós, os protestantes diremos, como temos dito desde a Reforma, que a afirmação é falsa. Como resolver o assunto? Através da Bíblia, é claro! O tema Purgatório, aliás esteve na raiz da Reforma Protestante do Sec. XVI. O Purgatório está incluído na Soteriologia, que é a parte da Teologia que trata da SALVAÇÃO. Ora, o Novo Testamento é claro ao afirmar que a salvação dá-se UNICAMENTE mediante JESUS CRISTO. (João 14.6; At 4.12). O sacrifício de Cristo foi ÚNICO e PERFEITO, não havendo necessidade de REPETIÇÃO nem de COMPLEMENTAÇÃO (Hebreus 10.1-18). Também a Carta aos Hebreus nos diz que depois da morte segue-se o Juízo (Hb 9.27), não havendo qualquer menção ou mesmo sugestão à existência do Purgatório. Crer na existência do Purgatório é sub-repticiamente afirmar que o sacrifício de Cristo não foi perfeito e precisa ser complementado.

22. Haverá galardões diferentes para os salvos, de acordo com as obras realizadas pelo crente durante sua vida terrena. (Verdadeiro) Jesus nos fala de recompensas proporcionais na Parábola dos Talentos (Mt 25.14-30) e Paulo nos fala em I Co 3.12-15 que no Juízo, dependendo das obras, alguns receberão recompensa e outros não. Ademais, Jesus em Apocalipse 22.12 nos diz que retribuirá a cada um de acordo com o que fez.

23. O sacrifício de Cristo foi suficiente para nos garantir a salvação, não sendo necessário repetição ou complementação. ( Verdadeiro ) Hb 10.10, 14.

Esta é a marca do Cristianismo: a centralidade absoluta e radical em Cristo é somente em Cristo. Aliás essa é um dos pilares da Reforma – Só Cristo.

Agradeço a todos que nos acompanharam nessa jornada teológica, convidando-os a aprofundar seus estudos. A Escola Dominical da IPN está de portas abertas a você que deseja estudar a Bíblia e a Teologia Reformada.

Gostaria de sugerir que assistissem ao curso O que é Teologia Reformada  com o Rev. R.C. Sproul.
Para acessar o curso clique no link:


Até breve,

Leave a Reply