Isaque abençoa Jacó. Obra de Giachino Assereto. Barroco Italiano.


Sempre que o texto anunciado pelo pregador é Efésios 6.1-3, “Filhos, obedecei a vossos pais…vs.1 e Honra a teu pai e tua mãe … vs.2”, os pais se arrumam nos bancos e alguns até chegam a pensar: “Ah! Que bom que o pastor vai falar sobre isso! Espero que meus filhos estejam atentos para o que vão ouvir! ” Claro que deve ser ensinado aos filhos pequenos, mas hoje desejo derrubar outro mito que tem se perpetuado no meio evangélico: aplicar esse texto somente às crianças. É preciso observar, entretanto, que esse mandamento não é primariamente dirigido às crianças, mas sim aos adultos. Ele foi dado num contexto de mandamentos para pessoas adultas. Será que só esse mandamento foi dirigido às crianças enquanto todos os demais de Êxodo 20 são para os adultos? É verdade, mais uma vez afirmo, que esse mandamento inclui os filhos pequenos, mas a sua força é direcionada para os filhos adultos. Para as pessoas que têm capacidade consciente de adorar outros deuses, roubar, matar, adulterar, levantar falso testemunho, cobiçar, etc.
Quando nossos pais envelhecem, honrá-los significa mais do que ter grande respeito, se faz necessário assegurar-nos de que nada lhes faltem. Eles precisam de amparo físico, emocional, espiritual e financeiro. Conforme o caso, sustentar nossos idosos precede a qualquer empenho no serviço do Senhor (Mateus 15. 6-9). Nesses versos, Jesus trata seriamente com a hipocrisia daqueles que diziam ser oferta para Deus o que deveriam dar para os seus pais.
Louvado seja o Senhor e abençoado aqueles que ainda têm ao seu lado os pais idosos. Infelizmente temos que afirmar com veemência que os idosos, ainda fazem parte da família que o Senhor nos permitiu nascer e da Igreja a qual pertencemos, pois muitos parecem se esquecer disso. 
Você tem honrado aos idosos de sua família ou de sua Igreja?

Leave a Reply