GUERRA E PAZ

GUERRA E PAZ

SUGESTÕES PARA USO DA MEDITAÇÃO

Os comentários foram gerados em muitos dias de meditação em um único salmo. Após dezenas de leituras, várias folhas de papel se enchiam com as percepções que iam surgindo. Ao meditar nos salmos, sugiro que seja tomado um caminho semelhante: debruçar-se sobre o mesmo salmo por vários dias. Em cada dia, uma seção do salmo (indicada pelos subtítulos das meditações) poderá ser apreciado devagar, como se você estivesse saboreando sua sobremesa preferida.

Minha expectativa é que essa abordagem dos salmos seja uma experiência enriquecedora e marcante em termos espirituais.

SALMO 3

Salmo de Davi, quando fugiu de seu filho Absalão.

1 SENHOR, muitos são os meus adversários!

Muitos se rebelam contra mim!

2 São muitos os que dizem a meu respeito:

“Deus nunca o salvará!”  [Pausa]

3 Mas tu, SENHOR,

és o escudo que me protege;

és a minha glória

e me fazes andar de cabeça erguida.

4 Ao SENHOR clamo em alta voz,

e do seu santo monte ele me responde.   [Pausa]

5 Eu me deito e durmo, e torno a acordar,

porque é o SENHOR que me sustém.

6 Não me assustam os milhares que me cercam.

7 Levanta-te, SENHOR!

Salva-me, meu Deus!

Quebra o queixo de todos os meus inimigos;

arrebenta os dentes dos ímpios.

8 Do SENHOR vem o livramento.

A tua bênção está sobre o teu povo.   [Pausa]

GUERRA E PAZ

Texto para leitura: Salmo 3

O título original desse salmo indica as circunstâncias de sua composição. Os acontecimentos estão narrados em II Samuel 15-17. A leitura desses episódios possibilita, certamente, perceber os sentimentos que foram recorrentes nas circunstâncias e, por certo, expressam-se nessa oração.

1. SEM CONDIÇÃO (v. 1-2) – Estava em jogo, na situação, tanto a pessoa de Davi (ameaçado pelos inimigos), como a sua fé na providência divina (posta em xeque pelos adversários, v. 2). E o salmista sabe-se completamente impotente diante de tão numerosos adversários. Assustado, ele expõe a Deus a sua condição.

            As situações difíceis na vida nos assediam sem que tenhamos controle sobre elas. Pode ser uma doença inesperada, a morte de alguém muito querido, ou um acidente de automóvel. O salmista enfrentava a oposição dos inimigos, que crescia dia a dia. Seu olhar se volta para Deus e sua esperança está nele firmada.

            2. SEM MEDO (v. 3-6) – A situação que cerca o autor o abala, porém ele não esmorece em sua confiança em Deus. Que significa confiar em Deus em situações difíceis?

▪ Abrir mão da autossuficiência (v. 3). Em contraste com o que diziam os adversários (v. 2), o salmista sabe que o SENHOR é quem o protege. As suas defesas vêm do SENHOR e ele é quem o fará vitorioso (“andar de cabeça erguida”).

▪ Buscar o auxílio divino (v. 4). A aflição e a angústia o impulsionam à oração. Reconhece que não pode, mas age, clamando por auxílio junto àquele que tem poder.

▪ Manter a paz interior (v. 5). A aflição e a angústia são de fazer perder o sono. Porém, diante da certeza da resposta do SENHOR, era possível dormir com tranquilidade.

▪ Dispor-se a enfrentar o perigo (v. 6). Quando se vê diante dos muitos adversários, o salmista é tomado pelo medo (v. 1-2). Quando o SENHOR se torna a referência central da situação, sua reação muda. Já não está assustado, não obstante os milhares de adversários, de todos os lados. Davi temia unicamente o SENHOR e, por isso, estava disposto a enfrentar a adversidade.

            3. SEM ESCAPATÓRIA (v.7-8) – Diante do clamor do seu servo (v. 4 e 7) ou do seu povo, Deus interviria na situação. Nessa certeza, ao invés do assombro diante dos inimigos, o poeta é tomado pela ousadia, porque Deus está ao seu lado. Antes, ele se via numa posição defensiva: os inimigos o cercavam. Agora, ele passa à ofensiva, certo da vitória do SENHOR. Quando ele intervém, não há escapatória para os inimigos.

            Não obstante o que diziam os adversários (“Deus nunca o salvará” – v. 2), Davi sabe que o SENHOR salva, protege (v. 3), ouve o clamor e a ele responde (v. 4), sustenta (v. 5) e livra (v. 8). Esse Deus tanto pode ser experimentado pelo indivíduo como pela nação (v. 9).

Para pensar – Enfrento as dificuldades com base na confiança própria ou confiando em Deus?

Para orar – Que meus olhos desprendam-se das circunstâncias e elevem-se para a habitação do Senhor (v. 4 – Salmo 121.1-2).

Para guardar – PAZ (v. 5) em meio à GUERRA (v. 6).

Wicliffe de Andrade Costa

OBSERVAÇÃO

Esta meditação faz parte do livro “Intimidade com Deus: meditações nos Salmos”, que você pode adquirir com o autor. Contato: <wicliffecosta@ufrnet.br>.

Leave a Reply