TEMPOS DIFÍCEIS

TEMPOS DIFÍCEIS

MEDITAÇÕES NO SALMO 4

Wicliffe de Andrade Costa

SUGESTÕES PARA USO DA MEDITAÇÃO

Os comentários foram gerados em muitos dias de meditação em um único salmo. Após dezenas de leituras, várias folhas de papel se enchiam com as percepções que iam surgindo. Ao meditar nos salmos, sugiro que seja tomado um caminho semelhante: debruçar-se sobre o mesmo salmo por vários dias. Em cada dia, uma seção do salmo (indicada pelos subtítulos das meditações) poderá ser apreciado devagar, como se você estivesse saboreando sua sobremesa preferida.

Minha expectativa é que essa abordagem dos salmos seja uma experiência enriquecedora e marcante em termos espirituais.

SALMO 4

Para o mestre de música. Com instrumentos de corda.

Salmo davídico.

1 Responde-me quando clamo, ó Deus que me fazes justiça!

Dá-me alívio da minha angústia;

tem misericórdia de mim e ouve a minha oração.

2 Até quando vocês, ó poderosos, ultrajarão a minha honra?

Até quando estarão amando ilusões e buscando mentiras?     [Pausa]

3 Saibam que o SENHOR escolheu o piedoso;

o SENHOR ouvirá quando eu o invocar.

4 Quando vocês ficarem irados, não pequem;

ao deitar-se reflitam nisso, e aquietem-se.     [Pausa]

5 Ofereçam sacrifícios como Deus exige

e confiem no SENHOR.

6 Muitos perguntam: “Quem nos fará desfrutar o bem?”

Faze, ó SENHOR, resplandecer sobre nós a luz do teu rosto!

7 Encheste o meu coração de alegria,

alegria maior do que a daqueles que têm fartura de trigo e de vinho.

8 Em paz me deito e logo adormeço,

pois só tu, SENHOR, me fazes viver em segurança

TEMPOS DIFÍCEIS

Meditação sobre o Salmo 4

O salmista enfrenta uma situação perturbadora, na qual é desafiado a exercitar sua fé em Deus, entregando-lhe a sua causa.

ATRAVESSANDO TEMPOS DIFÍCEIS (v. 1-3)

         Há duas coisas que precisam ser levadas em conta quando atravessamos situações difíceis, não obstante uma vida piedosa.

1. O caráter de Deus – Ele é um Deus que está interessado na justiça (v. 1) e tem junto a si os piedosos (v. 3). Além disso, é dotado de misericórdia, amor que se manifesta na fraqueza e necessidade humanas.

2. A atuação de Deus no passado – Certamente o salmista já atravessara outras circunstâncias angustiantes semelhantes a esta (v. 1), mas o SENHOR transformara a angústia em regozijo (v. 7). Daí a confiança em sua intervenção agora (v. 3), ouvindo o clamor do salmista.

AGINDO EM TEMPOS DIFÍCEIS (v. 4-8)

         O enfrentamento da situação dá-se de três modos:

1. Não agir de acordo com a nossa reação imediata. As emoções fortes afloram e, se nos deixamos levar por elas, acabaremos pecando (v. 4). Esquadrinhemos o nosso próprio coração e deixemos as emoções amainarem seu ímpeto. No dia seguinte poderemos avaliar melhor (v. 4).

2. Permanecer firmes naquilo que é o padrão de Deus,pois o SENHOR não se deixa enganar. Ele quer que vivamos em retidão (“justiça”, v. 5), mesmo que isso seja custoso (“sacrifícios”, v. 5). Ele é o Deus da justiça e conhece o homem que vive piedosamente (v. 3). Este experimentará uma alegria interior, que não depende de circunstâncias favoráveis (v. 7), mas está ligada à contemplação de Deus (v. 6b).

3. Descansar confiantemente no SENHOR. (v. 5 e 8). Os homens maus podem até ter um tempo dilatado para a sua atuação injusta. Porém o SENHOR não deixará que isso seja para sempre. Há um “até quando”. Eles se farão vitoriosos em seus caminhos até quando o SENHOR se voltar com a luz do seu rosto (v. 6). Essa luz destruirá as obras da maldade e dará discernimento da verdade que fora obscurecida (Rm 1.21 e II Co 4.4).

Para pensar – A vida com Deus não significa ausência de dificuldades, porém, num balanço geral, a atitude de fé e retidão (v. 5) resulta em alegria (v. 7) e segurança (v. 8).

Para guardar – “Só tu, SENHOR.”

Leave a Reply