Vamos fazer ceia online?

Vamos fazer ceia online?

Caros amigos da caminhada cristã, no atual momento que escrevo, estamos em isolamento em nossas casas. Partilhamos uma tradição reformada de cultos semanais e ceias em comunidade, mas tudo mudou com esse isolamento, nossos templos estão fechados e estamos fazendo transmissões de devocionais online. O próximo domingo seria na maioria de nossas Igrejas, dia da Ceia do Senhor, neste sentido muitos têm se perguntado sobre a possibilidade de Ceia online.

Gostaria de expor alguns argumentos sobre a prática da Ceia online, que são fruto de reflexão e suporte nos ombros de gigantes. Na minha visão reformada, creio que a ceia não pode ser feita online por alguns motivos:

O primeiro deles é que Jesus instituiu este sacramento como uma prática comunitária, presencial; os discípulos se reuniram presencialmente, jesus partiu o pão e dividiu dando pedaços para cada um, depois, materialmente, deu-lhes de beber do vinho (Lucas 22:19-20, Marcos 14:22-25, Mateus 26:26-29 ). Ou seja, a ceia está ligada a comer e partilhar do pão e vinho com outra pessoa presente, ceia é uma refeição compartilhada, não dá para compartilhar a mesma feijoada de domingo com seu primo que está na Austrália naquele momento. Não existe a menor possibilidade de dividir o mesmo pão e o vinho, que são elementos materiais, com pessoas que não estiverem presentes no mesmo tempo e espaço.

Esse argumento nos leva a um segundo: para estar juntos no mesmo espaço e tempo, a igreja precisa estar reunida em assembleia, como disse Paulo: “Portanto, meus irmãos, quando vocês se reunirem para comer, esperem uns pelos outros.” (1 Coríntios 11:33). A Ceia do Senhor pressupõe ajuntamento material de pessoas, esperar uns pelos outros reunidos e presentes, para comer do mesmo pão e beber do mesmo vinho.

Estes elementos, pão e vinho, são elementos simbólicos que apontam para algo, a comunhão de um povo unido que partilha a mesma comida até que ele venha. Neste sentido, como igreja do Senhor, devemos entender que na impossibilidade de nos reunir materialmente, devemos ficar sem celebrar a ceia. Sim, eu disse celebrar, pois ceia é celebração do povo que se alegra ao encontra-se de forma especial com seu Rei e Senhor Jesus.

Se não podemos celebrar com a ceia, podemos nos unir em jejum, até que novamente possamos estar unidos como assembleia e assim comer do pão e beber do vinho novamente.
Não fique deprimido, Deus é Senhor do tempo e do universo, Ele prometeu sustentar sua Igreja até o fim, se mantenha firme na Esperança que brevemente vamos estar na Mesa do Cordeiro num momento onde não haverá mais choro nem dor e tudo de ruim terá acabado. (Ap 19:9)
Sigamos firmes nesta Esperança em Deus e em jejum sincero.

Rev. Ítalo Reis

Leave a Reply