O LIVRO DO APOCALIPSE

O LIVRO DO APOCALIPSE

Presb. Rubens Cartaxo Junior

Igreja Presbiteriana de Natal

O Livro do Apocalipse é um mistério para muitos cristãos e não são poucos os que têm medo até de lê-lo. Outros não têm muito interesse por ser um livro muito cheio de monstros, cataclismos e figuras enigmáticas.

Mas você sabia que a palavra apocalipse em grego significa REVELAÇÃO? Pois é, o livro foi escrito para REVELAR ao povo de Deus “o que em breve há de acontecer” (Ap 1.1). O livro também foi escrito por João para CONSOLAR seus leitores originais (os cristãos do primeiro século, que padeciam sob severíssima perseguição movida pelo imperador Domiciano). A principal tônica do Livro do Apocalipse é que Cristo é o Senhor da História e que sua vitória está garantida e que a igreja, independente das perseguições pelas quais venha a passar, também participará desta vitória.

Alguns cuidados devem ser tomados na leitura do livro:

1. O Livro do Apocalipse é uma literatura especial, a apocalíptica, totalmente diferente dos evangelhos, de Atos dos Apóstolos ou das epístolas. Assim, sua leitura não deve ser literal, mas simbólica;

2. O Apocalipse foi escrito primeiramente para os crentes perseguidos do primeiro século e, obviamente, teria que necessariamente fazer sentido para eles. Dessa forma, interpretar gafanhotos como jatos supersônicos ou outras figuras como tanques de guerra é um anacronismo, pois isso não faria o mínimo sentido para eles. A mensagem do Apocalipse os consolou naqueles dias difíceis, assim como nos consola hoje;

3. O Livro do Apocalipse não deve ser lido como se lê um romance, em que um fato se segue ao outro. Ele não foi escrito de forma sequencial, as imagens não estão descritas numa sequência cronológica, de sorte que o que é descrito no capítulo 20 seja a sequência cronológica do capítulo 19, por exemplo.

4. O livro foi escrito em 7 seções paralelas, cada uma delas contando a mesma história, mas com uma ênfase e um enfoque diferente. No entanto, em cada uma delas é descrita a Segunda Vinda de Cristo e o Juízo Final.

A história que é repetida 7 vezes é o chamado Período da Igreja, que vai da 1ª Vinda de Cristo à 2ª Vinda de Cristo. As 7 seções do Apocalipse são:

1ª Seção: Capítulos 1 a 3 – A 2ª Vinda de Cristo está descrita em Ap 1.7 e 8;

2ª Seção: Capítulos 4 a 7 – A 2ª Vinda de Cristo está descrita em Ap 6.12 a 17;

3ª Seção: Capítulos 8 a 11 – A 2ª Vinda de Cristo está descrita em Ap 11.15 a 18;

4ª Seção: Capítulos 12 a 14 – A 2ª Vinda de Cristo está descrita em Ap 14.14 a 20;

5ª Seção: Capítulos 15 a 16 – A 2ª Vinda de Cristo está descrita em Ap 16.15 a 21;

6ª Seção: Capítulos 17 a 19 – A 2ª Vinda de Cristo está descrita em Ap 19.11 a 21;

7ª Seção: Capítulos 20 a 22 – A 2ª Vinda de Cristo está descrita em Ap 20.7 a 10.

Obviamente se alguém ler o Apocalipse de forma cronológica, vai ter que concluir que Jesus vai voltar 7 vezes e que o fim do mundo também vai ocorrer 7 vezes.

Gostaria de aprofundar o tema? Sugiro que assista à série de conferências do Rev. Leandro Lima no link: https://www.youtube.com/watch?v=uYF8B9bOZnE&t=15s e no link: https://www.youtube.com/watch?v=Mq2HLQbMjU0.

Continue acompanhando o nosso blog. Dê o seu like, compartilhe, divulgue, comente.

Até a próxima.

Leave a Reply