A doença também é bênção de Deus

A doença também é bênção de Deus

Francisco Sávio Araújo Barros

                             (…)Foi para o meu benefício que tanto sofri(…)

                                            Isaías 38:15-17

Existem flores que crescem no calvinismo que não crescem em outros jardins, ouvi um pastor dizer certa vez. E a consolação diante das aflições com certeza é uma delas. Nós não cremos em um Deus instável, impotente e vacilante diante do mal e das circunstâncias. Mas, cremos no SENHOR, Rei dos reis, Soberano sobre toda a história de modo que podemos ter certeza que mesmo todos os males da vida têm parte no Seu propósito, na Sua vontade que é perfeita.

“É uma professora rude, admito, mas é uma verdadeira amiga da alma do homem”, diz J. C. Ryle sobre a doença. 

No capítulo 38 do livro de Isaías, vemos Ezequias adoecer mortalmente e ser curado por Deus.Ele ficou doente para que Deus pudesse receber a glória por sua recuperação. 

O rei de Judá reconheceu que sua sentença de morte se tornou em grande medida uma ocasião para Deus mostrar Sua bondade e Seu amor. As queixas de Ezequias se silenciaram. “Mas, que posso dizer? Ele falou comigo, e ele mesmo fez isso.” Is 38:15a.

Mesmo um rei com todos os confortos e recursos, no vigor de sua vida, é sujeito a enfermidades. A doença serve para nos voltarmos a Deus, Ele quebra o orgulho do nosso coração, emudece nossa aspiração por autossuficiência, é favor de Deus para o coração viajante.” Andarei humildemente toda a minha vida, por causa dessa aflição da minha alma. Senhor, por tais coisas os homens vivem, e por elas também vive o meu espírito.” Is 38:15b-16.

 Que refrigério para a alma do crente ver o amor de Deus restaurar seu corpo. “Tu me restauraste a saúde e deixaste-me viver. Foi para o meu benefício que tanto sofri. Em teu amor me guardaste da cova da destruição; lançaste para trás de ti todos os meus pecados” Is 38:17. Que conforto é saber que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e que Ele usa todas elas para o louvor da Sua glória.

Tudo isso é muito diferente da atitude moderna da igreja com relação às enfermidades e aflições. Atribuem elas a Satanás, à falta de fé, etc. Finalizo com uma citação de Spurgeon falando sobre sua atitude em relação à doença: “Muitas vezes cometemos equívocos quanto ao que seja bênção…A saúde é nos apresentada como se fosse aquilo que convém desejar acima de toda e qualquer coisa. Será assim? Atrevo-me a dizer que a maior coisa que Deus pode conceder a qualquer um de nós é a saúde, com exceção da enfermidade. Esta tem sido frequentemente mais útil que a saúde aos servos de Deus.

Leave a Reply