O Profeta Natan repreendendo o Rei Davi.

Nesta semana começamos, no plano de leitura bienal da Bíblia da IPN, a ler o Livro dos Salmos. Isso me fez pensar em Davi e no honroso título que a própria Escritura Sagrada lhe dá de um homem segundo o coração de Deus. E isso é intrigante, pois quem conhece a história de Davi sabe que ele não foi um bom pai, não tendo disciplinado corretamente os seus filhos, os quais posteriormente lhe deram muito desgosto, tendo inclusive havido irmão que estuprou a irmã e irmão que matou o outro e ainda tentou usurpar o trono do pai. Além disso, são conhecidos também o seu adultério e o seu estratagema para assassinar o marido da mulher com quem ele adulterara. Como pode este homem ser “um homem segundo o coração de Deus”?


Permita-me uma pequena digressão: pensar em Davi e em seus pecados, me fez recordar também outros personagens bíblicos, os herois da fé, como são conhecidos, e, pasme! Eles também têm seus pecados relatados no texto bíblico! Abraão, o Pai da Fé, juntamente com sua esposa, Sara, resolveram ajudar Deus a cumprir Sua promessa; Moisés desobedeceu a Deus no finalzinho de sua jornada e por isso não entrou na Terra Prometida; Gideão, mesmo depois de ter falado com o Anjo do SENHOR, ainda duvidou e pôs Deus à prova com a história da lã DUAS vezes; Elias se acovardou diante de Jezabel, isso sem falar em vários reis de Judá que, apesar de terem sido reis que seguiram o SENHOR, também cometeram seus pecados.

Essas recordações me levam a Romanos 3.23 “todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (NVI) ou “todos pecaram e carecem da glória de Deus” (ARA). Você não acha interessante que a Bíblia não esconde o pecado de ninguém? Ela deixa absolutamente claro que todos os homens, à exceção de Jesus, são pecadores e que precisam de Deus para ser salvos.

Muito bem, essa digressão nos ajuda a perceber que ser um homem segundo o coração de Deus não significa ser uma pessoa que jamais peca, o que não significa, por outro lado, que podemos pecar à vontade e sem preocupação. Tal atitude jamais foi incentivada pela Bíblia.

Voltando ao título conferido a Davi, precisamos ver as circunstâncias, observar o contexto para termos a exata dimensão do que foi dito. Deus havia, a pedido do povo, dado um rei a Israel, Saul. No capítulo 13 de 1º Samuel lemos acerca de um teste que Deus submeteu o rei: ele teria que aguardar o profeta Samuel, que conduziria o sacrifício por ser sacerdote. Saul, vendo que Samuel se demorava e por causa disso os soldados começavam a desertar resolveu apressar-se e ele mesmo realizou o ritual do sacrifício do cordeiro.

Saul, mesmo já tendo havido experimentado que Deus poderia vencer as batalhas com poucos soldados ou até mesmo sem nenhum, temeu porque seu exército estava se dispersando e assim não teria os números para vencer os filisteus. Assim, Saul tirou os seus olhos do SENHOR e os pousou no seu exército. Foi nesse contexto que Samuel diz que Deus iria tirar o reino de Saul e dá-lo a um homem segundo o seu coração.

Então, para entender tal título, precisamos ver as características de Saul e as características de Davi. Você lembra de alguma passagem na qual é descrito Saul orando? Algum momento de intimidade de Saul com Deus? No entanto, quantas passagens encontramos Davi orando. Você conhece alguma passagem da Escritura onde é relatado um arrependimento de Saul? Quantas vezes a Bíblia relata Saul chamando o SENHOR de “meu Deus”?

Duas passagens são luminares para demonstrar a diferença entre esses dois homens: 1º Sm 15 e 2° Sm 11 e 12. Ambos os textos relatam pecados do rei: o primeiro de Saul, no caso dos amalequitas, e o segundo de Davi, no caso do adultério com Bate-Seba e o assassinato de Urias. Em ambos, o rei é confrontado por um profeta, Samuel e Natã. A diferença está na reação. Saul diz protocolarmente: “Pequei. Agora, honra-me perante as autoridades do meu povo e perante Israel”(v. 30). Saul não se arrependeu de coisíssima nenhuma, ele estava preocupado em que o profeta não o chancelasse diante do povo e suas autoridades. Já Davi arrependeu-se de fato, chegou a escrever um salmo (51) por causa disso.

Vê-se, portanto, que Davi é chamado de homem segundo o coração de Deus não porque jamais pecou, mas porque quando confrontado, arrependia-se genuinamente. Além disso, era um homem que tinha comunhão com Deus, tinha intimidade com Deus e amava genuinamente ao SENHOR.

São esses os predicados de um homem segundo o coração de Deus: intimidade com Deus, vida de oração, comunhão com Deus e disposição de arrepender-se quando peca. Você também pode ser assim.

Leave a Reply