“Ela dará à luz um filho e lhe porá o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles”. Mateus 1.21
O Natal de nosso Senhor Jesus Cristo sempre será uma data especial para os cristãos do mundo todo. Mesmo que ano após ano, o natal tenha sido revestido de um aparato comercial, as festividades natalinas trazem consigo uma mensagem de paz e de boa vontade entre os homens. Presentes são trocados, mensagens de felicitações são enviadas, famílias se reúnem em torno da comemoração natalina. Entretanto, o natal deveria ser mais do que simples comemoração: é necessário que ele nos conscientize de fatos extremamente importantes como os revelados no texto acima. 
Deveríamos nos conscientizar da “TERRÍVEL REALIDADE DO PECADO”, isto é, o pecado existe e foi exatamente por causa da sua malignidade condenando a raça humana à perdição eterna, que Jesus Cristo veio a este mundo. A queda do homem no pecado fez necessário o natal. Foi esta a mensagem do anjo: o povo está em pecado e condenado eternamente. 
O natal deveria nos conscientizar também, do “GRANDE AMOR DE DEUS, O PAI”. Mesmo com a entrada do pecado no mundo, todas as coisas estavam caminhando exatamente conforme os eternos decretos de Deus. O Senhor Deus não precisava se importar com o homem caído em pecado. Ele continuaria sendo todo amor e misericordioso, ainda que nada fizesse pelo homem. Mas não foi assim. Antes da própria fundação do mundo, Deus planejou amar ao homem, mesmo sabendo que este cairia em pecado. E o amou de tal maneira que: Deus, o Filho, veio ao mundo em demonstração do grande e imensurável amor de Deus, o Pai. 
O natal deveria nos conscientizar ainda, de que “O POVO DE DEUS SERÁ SALVO”. A Bíblia não ensina a “universalidade da salvação”, isto é, toda a humanidade está salva por causa da morte de Jesus; pelo contrário, as Escrituras Sagradas enfatizam a “particularidade da redenção”, que foi efetuada por Jesus Cristo em favor de um povo eleito por Deus. Não estamos nos referindo somente aos judeus contemporâneos de Jesus, mas aqueles dentre todas as gerações, que vieram a crer unicamente em Seu nome para a salvação de suas almas. O próprio Senhor Jesus Cristo ensinou sobre o caminho largo e espaçoso que conduz a perdição e que muitos vão por ele, mas também foi seu ensino o caminho estreito que conduz a salvação e poucos acertam por ele. A Bíblia nos mostra que um povo, escolhido dentre todas as gerações, foi o motivo pelo qual Jesus nasceu, viveu, morreu e ressuscitou. Um povo que atenderá o Seu chamado, que ouvirá a Sua voz. Um povo amado e eleito antes da fundação do mundo, ao qual Ele salvou completamente foi a razão de existir o natal. 
Devemos louvar a Deus pelo natal de Jesus Cristo. Mas, se por acaso, alguém não está consciente destes ensinos que o natal nos traz, deveria humildemente implorar a Deus uma urgente intervenção em sua vida, clamando por sua salvação.

Leave a Reply