Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas. (Deuteronômio 6:4-9).

A principal confissão de fé dos judeus (eles a recitam pela manhã e pela noite, juntamente com outras passagens bíblicas) está na passagem bíblica que serve de epígrafe para esse texto. Ela é conhecida como Shemá Israel por ser iniciada com esse verbo que está no sentido imperativo e o vocativo que reúne, no nome de um homem, todo um povo. Shemá significa ouvir, dar atenção, compreender, obedecer e outras coisas mais.¹ Israel, o nome dado a Jacó na luta com o anjo em Jaboque (Gn 32:22-30), lembra que aquele que lutou com os homens e com Deus, embora tenha vencido, “chorou e pediu que o anjo o abençoasse” (Os 12:4, NTLH). Israel teve que aprender que, por mais persistente e “esperto” que fosse, tinha, no final, de recorrer ao favor do YHWH e confiar somente nEle (Os 12:5-6).²

O Shemá é uma lembrança para os judeus de que eles devem ouvir a voz de Deus. Infelizmente, a nação de Israel não deu ouvido a YHWH, pois rejeitou a Jesus, já que, como o próprio Cristo declarou, “quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso, não me dais ouvidos, porque não sois de Deus (Jo 8:47).

Ouvir a Cristo, a Palavra (Logos, em Jo 1.1), é ouvir o próprio Deus, afinal, os dois, mais o Espírito Santo, são um só (Jo 10:30). Por isso, o Israel de Deus é composto por aqueles que continuam ouvindo a voz de Deus, isto é, a Igreja (sobre isso, ver Rm 9 e Gl 3:7, 26-29). O Israel de Deus, a Igreja, ainda é chamada a ouvir a voz de Deus e a ensinar a sua Palavra às crianças (daí a importância das promessas que os pais fazem no batismo de seus filhos). Devemos dar ouvidos à Escritura e tê-la como norteadora do nosso dia-a-dia (em casa e nos caminhos da vida); meditar nela de dia e de noite (Sl 1:2), falando entre nós com salmos (Ef 5:19) e perseverando no ensino dos apóstolos (At 2:42).

O problema é que, como muito bem nos fala John Stott, “um dos ingredientes mais importantes – e mais negligenciados – do discipulado cristão é o cultivo de um ouvido atento. Quem ouve mal não é um bom discípulo”.³

Vivemos em um tempo de muito barulho. Vários aparelhos e atividades sugam, simultaneamente, um pouco da nossa atenção, fazendo com que não tenhamos, de verdade, atenção em nada. Na TV, por exemplo, há tantos canais que dá uma aflição pensar que pode estar passando algo mais legal em outras emissoras. O celular toma nossa atenção com o Whatsapp, e-mail, Facebook, Instagram, mensagens etc. Sim, quase me esqueço… o telefone também recebe ligações! 

Também somos convidados a ouvir muitas opiniões e ideologias que estão no mercado de idéias, tantas que geram mais confusão do que ajudam, pois estão em confronto umas com as outras e, muitas vezes, em oposição ao Deus que ainda nos fala hoje por meio das Escrituras. 

Mas não são apenas as tecnologias e ideologias que consomem nossa atenção, que tentam furtar nossos ouvidos da voz de Deus. Satanás procura nos fazer parar de ouvir o que nosso Pai nos ensina. Satanás tentou Eva distorcendo e discordando frontalmente do que Deus disse (Gn 3:1-6). O Criador disse: “certamente morrerás” (Gn 2:17). A Serpente disse: “É certo que não morrereis”. Ele tenta fazer a mesma coisa ainda hoje. 

Também deixamos de ouvir a voz de Deus porque não queremos que Ele nos diga o que somos e o que devemos fazer, preferimos decidir isso tudo sozinhos. Quando o que decidimos ser ou fazer muda, temos a opção de abrir outras abas, janelas ou zapear entre as opções, como fazemos com a Internet e com a TV. 

No entanto, é importante lembrar, e é o que esse texto pretende fazer, que Deus continua falando hoje. Muitas vezes, não escutamos sua voz porque esses barulhos descritos acima geram uma verdadeira poluição sonora.

“Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração” (Hb 3:7-8). Afinal, Nosso Senhor ensinou que suas ovelhas ouvem sua voz (Jo 10:27), pois os que são da verdade ouvem aquele que afirma ser “o caminho, e a verdade, e a vida” (Jo 14:6 e 18:37). Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça! 

¹O famoso BDB: BROWN, Francis; DRIVER, Samuel Rolles; BRIGGS, Charles Augustus. Enhanced Brown-Driver-Briggs Hebrew and English Lexicon. Oxford: Clarendon Press, 1977, p. 1033–1034. 

²É muito interessante que o nome do anjo não foi revelado a Jacó (o homem), mas o nome do Deus Todo-Poderoso, seu nome pessoal YHWH, o foi ao povo de Israel por meio de Moisés (Ex 3:14-15) e é declarado na interpretação de Oséias (Os 12:5) do evento em Jaboque narrado em Gn 32:22-30. 

³STOTT, John. Ouça o Espírito, ouça o mundo: como ser um cristão contemporâneo. São Paulo, ABU Editora, 2005, p. 113. 

Leave a Reply