“É este Moisés quem esteve na congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai e com os nossos pais; o qual recebeu palavras vivas para no-las transmitir. A quem nossos pais não quiseram obedecer; antes, o repeliram e, no seu coração, voltaram para o Egito.” Atos 7: 38,39
Estevão conclui sabiamente a razão pela qual os israelitas, no deserto, rejeitaram a autoridade de Moisés, em afrontosa desobediência ao Senhor e se envolveram com práticas pecaminosas. Afirma no verso 39 que apesar de fisicamente estarem fora do Egito, fora da escravidão, em seus corações haviam voltado para lá. Eram corpos sem corações. Eles não compreendiam a maravilhosa liberdade que tinham recebido do Senhor, mas a velha vida ainda exercia sobre eles grande fascínio.

Ao lermos a respeito destes acontecimentos com o povo de Israel, facilmente detectamos a sua constante desobediência e dureza de coração a ponto de nos sentirmos irritados com o que se passou. Entretanto, não podemos ser tão duros e inflexíveis com aquele povo. O que aconteceu como ele naquela ocasião se repete com muita frequência também em nossos dias, em nosso meio e talvez até mesmo em nossa vida. Isso se constitui em um grande alerta para todo aquele que pensa e afirma ser um crente em Jesus Cristo. Muitos dentre eles, mesmo estando ao lado de Moisés, junto ao monte de Deus, o Sinai, seus corações tinham ficado no Egito.

Que grande e veemente brado de alerta para todos que frequentam a Igreja em nossos dias. Não basta estar presente em um culto na Igreja, ou em qualquer outro tipo reunião caracteristicamente cristã. Não basta participar de qualquer sociedade interna da Igreja, ou ser plenamente ativo. É possível que uma pessoa submeta seu corpo a fazer tudo isso e ainda não ter o coração por perto.
Como crentes em Jesus Cristo, libertos da escravidão do pecado, devemos cuidar para que nosso coração esteja sempre onde está o nosso corpo. Quer no ambiente da igreja ou no lar, seja no trabalho ou no lazer, que a totalidade de nosso ser glorifique ao Senhor. Devemos sempre lembrar que o ensino de Jesus Cristo em Mateus 6:21 “porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração”, não se aplica somente ao ouro e a prata, mas todos os valores que podem cativar e prender nosso ser. 

Leave a Reply