123º ANIVERSÁRIO (por Rev. Marcos Torres)

QUE DAREI AO SENHOR POR TODOS OS SEUS BENEFÍCIOS PARA COMIGO?” (SALMO 116.12).

No dia de hoje, 03 de janeiro de 2019 comemoramos o 123 º Aniversário da Igreja Presbiteriana de Natal. Trata-se de uma expressiva data de comemoração. Tenho tentado obter informação sobre qual instituição não governamental em nossa cidade e talvez em nosso Estado, que possa ostentar 123 anos de fundação, mas não tenho conseguido. Qualquer outro tipo de estabelecimento ou organização que atingisse essa data histórica, proclamaria de todas as maneiras possíveis tal feito. Da mesma sorte, devemos com membros desta Igreja, nos sentir honrados, felizes e abençoados por Deus, em fazer parte de sua atual história.    
A semelhança do salmista, sugiro que cada um faça a mesma pergunta feita: “Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo?” O que você dará ao Senhor por todos os seus benefícios para com você? Não me refiro qualquer oferta de gratidão que podemos fazer, mas a algo muito mais profundo, muito mais íntimo. Que bela oportunidade para a renovação do voto de nossa consagração pessoal e total a Ele. Enquanto penso nisso me recordo que em 1986, na cidade de Recife, Pernambuco, durante um congresso de mocidade, uma jovem tetraplégica encerrou o seu testemunho de amor e serviço ao Senhor com as seguintes palavras: Deus aceita uma pessoa sem uma parte, mas não aceita só uma parte de uma pessoa. Por todo o auditório os olhares se convergiam em direção daquela cadeira de rodas enquanto um profundo silêncio tomou conta do ambiente. Em muitos corações havia um sentimento de vergonha com falta de consagração.

Que verdade extraordinária!  Deus aceita a consagração e o serviço de pessoas mutiladas ou deficientes físicas, mas não aceita a deficiência ou mutilação espiritual de um coração não totalmente consagrado a Ele. Já no passado a queixa de Deus registrada em Malaquias 1.6-14, era que o povo O desonrava, oferecendo sacrifícios de animais imundos ou defeituosos em seu altar.  Como cristãos somos chamados a oferecer o nosso ser por completo àquele que nos salvou como sacrifício vivo. Entretanto com muita frequência estamos tentando oferecer a Deus somente uma parte ou outra de nosso ser. O apóstolo Paulo nos exorta a observar a que estamos oferecendo os nossos membros, o nosso ser, pois podemos oferecê-los a iniquidade ou a justiça. Com muita facilidade oramos a Deus entregando-lhe nosso ser como instrumentos de justiça, mas se não vigiarmos atentamente, com facilidade nossos olhos contemplam mais o erro e o pecado do que a virtude e o que é puro; é mais fácil oferecermos nossa boca a falar mal dos outros do que bendizer e encorajar. É assim com todos os nossos membros, com todo o nosso ser. O pecado ainda habita em nós e nossa luta contra ele é constante.

Deus tem nos beneficiado de inúmeras maneiras através da sua igreja, independentemente do tempo em que aqui chegamos.   Que daremos ao Senhor para ser utilizado por Ele em favor do Seu Reino?  Deus espera de nós corações totalmente consagrados, a fim de que possa nos usar de acordo com os talentos que nos concedeu no crescimento de Sua Igreja entre nós. Estejamos certos de que Deus usa qualquer um, mas não de qualquer jeito.  Que nesta nova etapa da existência da Igreja Presbiteriana de Natal o Senhor nos aceite como sacrifícios vivos, diante do Seu trono, para o inteiro louvor de sua glória.

Parabéns Igreja presbiteriana de Natal!

Leave a Reply