Mais uma vez fomos surpreendidos por um apagão. Na última quarta-feira, por voltas das 16h30, o que parecia ter sido uma simples falta de energia, começou a se transformar em algo que já experimentamos em anos anteriores: o apagão. A noite foi chegando sobre nossa cidade e “tudo se fez trevas”. Foi assustador saber que não era uma falta de energia qualquer, mas um apagão. Treze estados brasileiros, entre o Norte e Nordeste, ficaram sem energia elétrica por intermináveis três horas e meia. Quem estava fora de casa naquele momento, seja no trânsito ou em locais de trabalho, sentiram de perto o caos provocado pela falta de energia. A escuridão tomou conta das ruas e casas. 

Os moradores de Natal e outras cidades, especialmente nas capitais, experimentaram uma terrível sensação de insegurança, mais do que normalmente é comum sentir (embora, penso eu, o que causou mais pânico nas pessoas foi a falta de comunicação, internet e outros recursos). Estoques de velas nos supermercados logo se esgotaram. Apesar de tudo, a vida seguiu, e as pessoas já se acostumavam com a ideia de passar a noite sem a energia elétrica. Que grande alívio quando, aos poucos, o sistema foi se recuperando e as luzes voltaram a iluminar as ruas, avenidas e lares e devolver vida aos celulares e outros assemelhados de função. 

É maravilhoso como os acontecimentos que cercam a nossa vida diária encontram comparações tão semelhantes na esfera espiritual. Quem mais fez uso dos fatos cotidianos para ilustrar ensinos espirituais foi o próprio Senhor Jesus Cristo. Certa ocasião declarou “São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; … se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas que grandes trevas serão. ” Mateus 6.22,23 – Da mesma maneira como se acostuma a viver em uma casa sem luz, depois de algumas horas, é possível se acostumar com as trevas espirituais por uma vida inteira, sem dar-se conta disso. Jesus fala de alguém que vive nas trevas em relação ao conhecimento de Deus e Sua Palavra, e imagina que tudo o que se pode saber sobre Deus é o que concebe em sua mente. Ignora totalmente os valores e princípios do Reino de Deus. Que grandes trevas, que grande apagão espiritual tomou conta dessa vida! Como é possível uma pessoa viver sem a verdadeira luz da vida e não perceber? 

A isso responde o apóstolo Paulo: “Mas se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para a iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo. ” Satanás causou o terrível apagão espiritual nos seres humanos, para que não possam ver a Deus através de Jesus Cristo. Satanás nunca negou a existência de Deus, apenas faz de tudo para que os incrédulos concebam em suas mentes uma imagem falsa de Deus. Satanás permiti que alguém imagine ver a Deus através de um ídolo, através dos deuses da mitologia, da umbanda e de todo tipo de seita falsa. Entretanto, tudo fará para que Deus não seja visto através de Jesus Cristo, se isso acontecer, a luz do conhecimento da glória de Deus brilha e a pessoa é salva.

De onde vem o seu conhecimento de Deus? Você conhece a Deus através de Jesus Cristo? Que o Espírito Santo esclareça a cada um a respeito do conhecimento de Deus que possui. Você pode deixar o apagão de sua alma e vir Àquele que diz “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas; pelo contrário, terá a luz da vida. ” João 8.12

Leave a Reply