“Chamou-os Josué e disse-lhes: Por que nos enganastes…” Josué 9. 22.



Ao entrar na terra de Canaã, o povo de Deus, liderado por Josué, obteve grandes conquistas territoriais. Venceu reinos há muito estabelecidos e fortemente armados: heteus, amorreus, cananeus, ferezeus, heveus e jebuseus. Eram povos de costumes abomináveis e perversos, praticantes de hedionda idolatria. Não querendo o Senhor Deus que o seu povo aprendesse tais costumes, aos quais Ele odiava, ordenou que fossem expulsos daquela terra. (Josué 9.1-27)

Tudo estava caminhado muito bem, até que um dia: “Os moradores de Gibeão, porém, ouvindo o que Josué fizera com Jericó e com Ai, usaram de um estratagema, e foram, e se fingiram embaixadores, e levaram sacos velhos sobre os seus jumentos e odres de vinho, velhos rotos e consertados; e nos pés, sandálias velhas remendadas e roupas velhas sobre si; e todo o pão que traziam para o caminho era seco e bolorento. Foram ter com Josué, e lhe disseram, a ele e aos homens de Israel: Chegamos de uma terra distante; fazei, pois, agora, aliança conosco. ” Josué 9. 3-6. 

Josué concedeu-lhes paz e fez com eles aliança, pensando que eram habitantes de lugar remoto, e não pediram conselho ao Senhor. Conforme o vs. 16 “Ao cabo de três dias, depois de terem feito a aliança com eles, ouviram que eram seus vizinhos e que moravam no meio deles”.

Que fantástico ensino traz a narrativa deste acontecimento. Quanta semelhança com a carreira cristã de qualquer um em nossos dias. Há, daqueles, que iniciam a nova vida em Cristo, expulsando velhos e terríveis hábitos, assim como práticas facilmente identificadas e condenadas pela Palavra de Deus.

No entanto, com o passar dos dias, costumam fazer concessões a certos pecados, que entendem não serem tão prejudiciais assim. Que grande engano. A velha natureza, a carne, ou ainda, o velho homem, como o apóstolo Paulo nos ensina em Romanos 6, usará de estratagemas para sugerir que há certos pecados que não atrapalharão a jornada cristã, e que possível conviver pacificamente com os mesmos. Mas a verdade é que em breves dias os “gibeoniotas” voltarão a atacar.      

Temos que ficar atentos para o fato de que tudo o que necessitamos para desagradar ao Senhor, está dentro de nós mesmos. Não necessitamos de qualquer forma de influência externa para pecar contra o Senhor. O que fez Josué para continuar a vida em Canaã?

Subjugou e dominou os inimigos de Deus. Assim também devemos subjugar e dominar a nossa velha natureza, e com a ajuda de Deus, considerá-la crucificada com Cristo, aplicando diariamente na vida os seus eternos princípios bíblicos.  Devemos estar sempre em alerta total e em qualquer dúvida consultar ao Senhor. 


Leave a Reply