Respostas do Teste Anterior:

01. Deus Pai é todo-Poderoso e criou o universo do nada. ( VERDADEIRO ) – Essa é mole se você conhece o Credo Apostólico. O Credo Apostólico, apesar desse nome, não foi formulado pelos apóstolos, mas tratou-se de uma das primeiras elaborações de uma lista de crenças que todo cristão deveria crer. Aquele que não subscrevesse o credo, não poderia ser considerado cristão. Foi uma das armas que a igreja primitiva utilizou para defender-se das heresias que ameaçaram a igreja no primeiro e segundo séculos.
02. Deus existe eternamente como três pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo – e cada pessoa é plenamente Deus, e existe só um Deus.( VERDADEIRO ) Doutrina da Trindade. Embora o termo TRINDADE não conste na Bíblia, seu ensino na Escritura é muito claro. O Credo Apostólico, citado acima, traz a crença na Trindade.
03. Colossenses 1.15 diz “Este (Jesus) é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda criação.” Isto significa que Jesus foi o primeiro ser criado por Deus e o mais exaltado em toda criação.( FALSO ) Este é o ensino do Arianismo – condenado nos concílios de Nicéia (325) e Constantinopla (381). Hoje em dia há alguns grupos que ensinam tal doutrina errada, como os Unitarianos e as Testemunhas de Jeová.
04. O Filho está subordinado ao Pai, que tem autoridade suprema.( FALSO ) Esta afirmação consubstancia-se no Subordinacionismo – condenado no concílio de Nicéia (325). Basta lançar mão da doutrina da Trindade, que afirma que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são Deus em sua plenitude.

05. A Bíblia é a Palavra de Deus e nossa regra única de fé e prática.( VERDADEIRO ) Sola Scriptura – moto da Reforma. Esta afirmação é um dos pilares do Cristianismo Protestante. Toda doutrina, todo ensino, toda prática eclesiástica deve ser submetida ao crivo da Escritura e nada contrário ou divergente da Bíblia deve ser acolhido.

Leave a Reply