A Rede Globo de Televisão coloca no ar todo início de ano uma competição que reúne participantes de variados grupos da sociedade para competirem entre si, numa casa previamente preparada com micro câmaras de alta definição colocadas estrategicamente em todos os cômodos para transmitirem aos lares brasileiros os mais baixos, ridículos e bizarros diálogos. 

Como cristãos, somos levados a ter um senso crítico sobre a mídia brasileira, e em especial a Televisão, considerada por muitos como o “Radio com Imagem”, e por isso mesmo possue um poder devastador em formar opiniões do “dia prá noite”, com altos picos de audiência, especialmente à noite, tornando-se o veículos de comunicação de massa detentor inquestionável de verdades quando anuncia suas receitas, alimentos em geral, preços, prazos, empréstimos e servindo como púlpito para pastores de igrejas televisivas.

Para quem não conhece a verdade anunciada por Cristo, especificamente no Sermão da Montanha, não consegue distinguir as inverdades em determinados programas como numa casa bem decorada, uma cozinha bem equipada e iluminação perfeita para aprisionar homens e mulheres que se xingam, se intrigam, trocam palavrões ferindo os mais elementares princípios de ética, de moral, de bons costumes.

O Cidadão do Reino tem a sua casa edificada sobre uma rocha, (Mt. 7:24), um ensino que lhe traz convicção sendo Felizes os “Humildes de Espírito“ por já terem colocado em segundo plano os bens materiais. Felizes os que “Choram” por serem sensíveis a seus próprios pecados diante da Graça Perdoadora. “Felizes os Mansos” por já possuírem esse fruto do Espírito (Gl. 5.23) que os isenta de brigas, provocações, desviando o furor com palavras brandas. (Pv.15:1). Felizes os que têm “Fome e Sede” da justiça divina e não da justiça dos homens. Felizes os “Misericordiosos” que ajudando com boas obras servem de suporte a outros recebendo ricas bênçãos por exercerem sua fé. Felizes os “Limpos de Coração” por terem a mente transformada (Rm. 12.2), e a motivação interior voltada para o espiritual já vendo a Deus pelo ensino. (Ro. 8:5). Felizes os “Pacificadores” por pertencerem a família de Deus que deixando o legalismo religioso possuem uma disposição interior para pregar a paz (Is. 52:7). 

As pessoas que estão participando do “Big Brother-2018”, nos seus diálogos não demonstram serem” humildes”, de “chorarem” pelos outros e sim, por si mesmas, especialmente quando suas vaidades são feridas. Eles não são “mansos”, são agressivas com palavras e gestos e olhares fulminantes e não se perdoam por não terem um “coração limpo”. Eles estão ali disputando um prêmio perecível (Mt. 6:19), obedecendo a “lei do mais forte”, do “esperto” da “chantagem” e “confiam na própria justiça”.

Leave a Reply