Bem-vindos todos ao nosso sexto estudo sobre os Dez Mandamentos baseados no Breve Catecismo de Westminster. Hoje estudaremos as perguntas 57 a 62. Hoje trataremos sobre o quarto mandamento do Decálogo.

Pergunta 57. Qual é o quarto mandamento?
Resposta: O quarto mandamento é: “Lmbra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou” (Ex 20.8-11).

Pergunta 58. Que exige o quarto mandamento?
Resposta: O quarto mandamento exige que consagremos a Deus os tempos determinados em sua Palavra, particularmente um dia inteiro em cada sete, para que seja um dia de santo descanso dedicado a Ele (Lv 19.30; Dt 5.12; Is 56.2-7).

Pergunta 59. Qual dos sete dias Deus designou para esse descanso semanal?
Resposta: Desde o princípio do mundo até a ressurreição de Cristo, o sétimo dia da semana foi designado por Deus para o descanso semana; e desde então, o primeiro dia da semana para continuar sempre até ao fim do mundo, que é o Sábado Cristão, ou Domingo.

Pergunta 60. De que modo se deve santificar o Dia do Senhor?
Resposta: Deve-se santificar o Domingo com um santo repouso por todo esse dia, mesmo das ocupações e recreações temporais que são permitidas nos outros dias; deve-se empregar todo o tempo em exercícios públicos e particulares de adoração a Deus, exceto o tempo preciso para as obras de pura necessidade e misericórdia (Lv 23.3; Sl 92.1-2; Lc 4.16; Mt 12.11; Jr 17.21,22).

Pergunta 61: O que proíbe o quarto mandamento?
Resposta: O quarto mandamento proíbe a omissão ou a negligência no cumprimento dos deveres exigidos, e a profanação desse dia por meio de ociosidade, ou por fazer aquilo que é em si mesmo pecaminoso, ou por desnecessários pensamentos, palavras ou obras acerca de nossos negócios e recreações temporais.

Pergunta 61: Quais são as razões anexas ao quarto mandamento?
Resposta: As razões anexas ao quarto mandamento são: a permissão que Deus nos concede para fazer uso dos seis dias da semana para nossos interesses temporais; o fato de ele reclamar para si a propriedade especial do sétimo dia, o seu próprio exemplo e a bênção que ele conferiu ao dia de descanso.
O quarto mandamento segue naturalmente os mandamentos anteriores. O primeiro mandamento tratou do objeto do culto: o único Deus verdadeiro; o segundo mandamento tratou dos meios do culto: não se pode cultuar a Deus através de representações; e o terceiro mandamento trata da maneira do culto: o uso de forma reverente dos nomes, títulos e atributos de Deus. O quarto mandamento determina que os homens parem suas atividades comuns do dia a dia e dediquem-se à adoração do Deus Eterno e Glorioso. Esse dia deve ser um dia de descanso das atividades normais, um Sabbath (essa palavra em hebraico significa descanso), ou seja, um dia diferente dos demais, um dia reservado para Deus.

Desde o início, a igreja passou a guardar o Domingo (que em latim significa Dia do Senhor) como o seu sabbath (Ap 1.10; 1Co 16.1-2; Jo 20.19; At 20.7). A mudança do dia de descanso ocorreu juntamente com outras mudanças ocorridas em relação ao culto e práticas judaicas: a circuncisão deu lugar ao batismo, a Páscoa deu lugar à Ceia, a adoração no templo de Jerusalém deu lugar à adoração em espírito e em verdade, em qualquer lugar, não estando mais ligada a um lugar específico. Tais mudanças foram operadas por orientação do próprio Espírito Santo para ficar claro que a mensagem de salvação trazida por Jesus era universal e não se limitava a apenas um povo ou etnia.

Em nossos dias, infelizmente, há muita negligência com respeito a se guardar um dia para o louvor e a adoração. Talvez por isso mesmo o mandamento começa com o verbo “lembrar”.

Certamente Deus sabia que o pecado faria os homens esquecerem de que esse dia pertence ao Senhor e não a nós. Como é triste ver como há muitos negligenciam o Domingo e apelam para inúmeras desculpas: “É o único dia que eu tenho para dormir até mais tarde”, “é o único dia que eu tenho para ir à praia” e por aí vai. Talvez estejam esquecidos que Deus é o SENHOR e que somos dele e não de nós mesmos. Talvez estejam esquecidos que fomos comprados. Talvez estejam esquecidos que o “O fim principal do homem é glorificar a Deus e gozá-lo para sempre” (Pergunta 1 do Breve Catecismo).

Deus, em sua misericórdia, nos deixa cuidar de nossos afazeres, negócios e diversões por seis dias e exige de nós a observância de apenas um para seu louvor e exaltação e esse mesmo tem sido apropriado por muitos como apenas um dia para expressão máxima de seu egoísmo, desprezando o SENHOR, Criador e Sustentador do Universo.

Lembremo-nos que Deus é um Deus sério, que visita a iniquidade dos pais nos filhos, como Ele mesmo alerta no segundo mandamento (Ex 20.4-6), e cuidemos de guardar reverentemente o Dia do Senhor.

Leave a Reply