“Moses with the Ten Commandments”, Rembrandt.

Bem-vindos ao blog da Igreja Presbiteriana de Natal. Hoje começamos uma nova série de estudos sobre Teologia Reformada, a qual vai abordar os Dez Mandamentos com base no Breve Catecismo de Westminster. Tomaremos por base o livro Estudos no Breve Catecismo de Westminster, de autoria de Leonard T. Van Horn, publicado pela Editora Os Puritanos.

Todos sabemos que a Igreja Presbiteriana do Brasil é uma igreja confessional, ou seja, adota documentos oficiais que expressam sua Teologia. Além dos credos históricos da Igreja, a IPB adota A Confissão de Fé de Westminster, O Catecismo Maior e O Breve Catecismo. Não se assuste com o termo “catecismo”, pois o termo simplesmente designa um documento que sistematiza a doutrina em forma de perguntas e respostas, a fim de facilitar o aprendizado e a memorização. Precisamos lembrar que na época em que eles foram produzidos, séc. XVII, a maioria da população era analfabeta e a melhor forma de ensinar era através da memorização.

O Breve Catecismo começa a tratar dos Dez Mandamentos a partir da pergunta nº 39 e vai até a pergunta nº 82. Haverá ocasiões em que faremos comentários de mais de uma pergunta. Hoje, por exemplo, trataremos das perguntas 39, 40 e 41.

Pergunta 39: Qual é o dever que Deus exige do homem?
Resposta: O dever que Deus exige do Homem é obediência à sua vontade revelada (Dt 29.29; Mq 6.8; I Sm 15.22).

Pergunta 40: O que Deus revelou primeiramente ao homem para regra de sua obediência?
Resposta: A regra que Deus revelou primeiramente ao homem, para sua obediência, foi a lei moral (Rm 2.14-15; Rm 10.5).

Pergunta 41: Onde está a lei moral resumidamente compreendida?
Resposta: A lei moral está resumidamente compreendida nos dez mandamentos (Mt 19.17-19; Dt 10.4; Rm 3.8; Dt 4.8).

Estas três perguntas introdutória deixam claras algumas verdades: 1. O homem, todos os homens, e não somente os crentes, têm deveres para com Deus. 2. Tais deveres devem ser cumpridos de acordo com a vontade de Deus. 3. Esta vontade foi revelada ao homem. 4. A lei moral dada por Deus ao homem deve ser obedecida. 5. A lei moral está gravada no coração de todos os homens. 6. A lei moral de Deus está resumida nos dez mandamentos.

Todos os homens foram criados por Deus e lhe pertencem por direito de criação. Daí decorre a obrigação de obedecer à vontade de Deus. Os crentes pertencem a Deus de uma forma especial e particular, pois lhe pertencem por terem sido redimidos por Deus e têm mais essa razão para serem obedientes.

Deus imprimiu no coração de todos os homens a lei moral (Rm 2.14-15) para que todos pudessem distinguir o certo e o errado, o justo e o injusto. Todas as sociedades humanas têm leis e regras que punem o que julgam errado e premiam o que julgam correto. A base desses sistemas, quer sejam mais elaborados quer sejam mais rudimentares, está na lei moral que Deus gravou no coração de cada homem.

Sabemos que ao revelar-se a Moisés, Deus lhe deu 3 tipos de lei: a moral, a cerimonial e a jurídica. A lei jurídica regulava as relações sociais no âmbito civil, penal e tributário. A lei cerimonial regulava o culto judaico do Antigo Testamento – sacrifícios, holocaustos, ofertas, pureza e impureza, etc. A lei moral, por sua vez, traz obrigações de comportamento no relacionamento com Deus, com o próximo e consigo mesmo.

Finalizando, podemos dizer que das 3 leis reveladas por Deus, apenas a lei moral continua em vigor para o cristão. A lei cerimonial não é mais necessária pois Jesus já a cumpriu totalmente por seu sacrifício (leia Hebreus). a lei jurídica do Antigo Testamento também não mais se aplica na era cristã (ou você acha que devemos apedrejar os filhos desobedientes?).

Leave a Reply