Alô internautas, aqui vão as respostas comentadas das mais recentes questões teológicas. Quantas você acertou?

16. No inferno haverá graus de punição aos perdidos. ( Verdadeiro ) – Basta uma lida nos textos a seguir para que você verifique isso. Se Jesus diz que haverá MAIS rigor para uma cidade do que para outra, fica claro que uns receberão um castigo mais severo que outros. Já João nos diz que “os homens serão julgados de acordo com o que tinham feito”. Ora, sabe-se que há pecadores mais devassos e perversos que outros e a justiça exige que sejam punidos proporcionalmente. Isso, obviamente não quer dizer que a salvação é pelas obras. Vejam que TODOS os pecadores não remidos estão condenados. Aqui se trata da intensidade ou do rigor da punição, mas todos serão punidos, de acordo com o que fizeram, ou você acha que aquele seu parente que não é crente merece o mesmo castigo que Hitler? Ap 20.12, 13; Mt 11.22; Lc 12. 47-48.

17. A Bíblia nos assegura que o crente verdadeiro, nascido de novo, não perde a salvação. ( Verdadeiro ) – Bem, reconheço que alguns crentes genuínos marcariam ou marcaram esta proposição como falsa. Nós, reformados, acreditamos na  Perseverança dos Salvos, sob a perspectiva de que não é o esforço, a dedicação ou a vontade humana que mantém o crente no estado de graça. Sabemo-nos fracos e falíveis, mesmo depois do novo nascimento, mas também sabemos que o Espírito de Deus nos assiste e nos preserva. Há inúmeras passagens bíblicas que nos asseguram que o Senhor mesmo nos preserva e nos garante a salvação. Jo 3.18, 36; Jo 4. 35-40, 44, 47; Jo 10. 27-30.

18. Se eu tiver fé e determinar alguma coisa, Deus se obriga a realizar essa coisa, por amor a mim e à sua promessa. ( Falso ) Esta é uma declaração da Teologia da Prosperidade, uma heresia que podemos identificar nos discursos dos amigos de Jó, embora nos tempos presentes ela esteja sendo difundida vigorosamente em vários programas de televisão. Embora Deus seja o Todo-Poderoso, Ele nunca nos prometeu riquezas e bem-estar. Na verdade, o próprio Jesus nos alerta de no mundo passaremos por aflições e Paulo alerta Timóteo de que os que querem viver piedosamente, este serão perseguidos. Isso, obviamente, não quer dizer que Deus não nos abençoe e nos livre de problemas e apertos, mas Ele só o faz quando isso faz parte do Seu plano para nossas vidas. Às vezes, por causa do nosso pecado, somos disciplinados por Deus e, em geral, a disciplina traz dor e sofrimento. Crer na teologia da prosperidade é fazer Deus submisso à vontade humana, um verdadeiro escravo do homem. Não esqueça que Deus não dá a Sua glória a ninguém e que o pecado original, de Lúcifer e de Adão, foi justamente querer ser igual a Deus. 2ª Tm 3.12; Tg 1. 2-3; 1ª Pe 4.12-19.

19. Objetos podem ser abençoados ou amaldiçoados. Tocá-los ou mantê-los em casa podem trazer bênçãos ou maldições ao crente e sua família. ( Falso ) – Embora alguns grupos religiosos vendam objetos consagrados, ungidos ou qualquer coisa que o valha e o façam com roupagem “cristã”, tal prática não é Cristianismo, mas sim Paganismo. Não existem objetos sagrados, que garantam bênçãos ou proteção, bem como não existem objetos malditos, que trazem má-sorte ou desgraças. Crer nisso é diminuir o Poder de Deus e, portanto, afrontá-Lo. Só Deus tem poder, só Deus controla tudo, só Deus é o SENHOR.

20. É necessário quebrar as maldições familiares para que o crente seja totalmente livre e possa alcançar sucesso. ( Falso ) A Batalha Espiritual está eivada de Paganismo e os comentários feitos na questão 19 são aplicáveis a esta questão também.

Leave a Reply