Uma foto antiga da Igreja Presbiteriana de Natal

No dia 12 de agosto pp. a Igreja Presbiteriana do Brasil comemorou o 156º aniversário de sua organização no Brasil. Apesar dos longos anos de sua existência, não são muitos dentre os próprios presbiterianos que ao serem identificados como evangélicos e interrogados a respeito de sua Igreja, conseguem identificar de forma clara e simples o que é a Igreja Presbiteriana do Brasil. Em nosso país surge quase que diariamente um novo grupo de “evangélicos”, por isso é muito importante que saibamos qual é a nossa identidade presbiteriana. Resumidamente transcrevo material editado de várias fontes de publicações presbiterianas.

Somos Cristãos Históricos – Fundamentada nos mesmos princípios históricos da Igreja do Novo Testamento, o presbiterianismo nasceu durante o movimento da Reforma Protestante do século XVI, iniciado por Martinho Lutero, na Alemanha, e foi estabelecido nas demais partes da Europa pelo trabalho de João Calvino e João Knox.
Somos Confessionais – Quanto a sua teologia somos herdeiros do pensamento do reformador João Calvino e das notáveis formulações confessionais: Confissão de Fé de Westminster, bem como de seus Catecismo Maior e Breve, adotados pela IPB. como símbolos de fé ou padrões doutrinários.
Somos Presbiterianos – O nome “presbiteriano” vem do Novo Testamento, onde os líderes das Igrejas eram chamados “presbíteros” (que quer dizer “anciãos”). Estes presbíteros são eleitos pelos membros da Igreja para liderar e supervisionar a congregação. O grupo de presbíteros que dirigem a Igreja é chamado de “Conselho”.
Somos Misericordiosos – Cada Igreja possui um grupo de oficiais, ordenados, os diáconos, cuja função primordial é o exercício da misericórdia cristã. O presbiterianismo tem uma visão abrangente da vida, entendendo que o Evangelho de Cristo tem implicações para todas as áreas da sociedade.
Somos Conciliares – Obedecendo sempre o ensino bíblico da mútua cooperação, e da prestação de contas, as Igrejas Presbiterianas localizadas relativamente próximas umas das outras não caminham isoladas, mas formam um “Presbitério”, ao menos três presbitérios de uma região formam um “Sínodo”. Sendo o “Supremo Concílio” que dirige todos Sínodos e Presbitérios em nível nacional.
Somos Missionários – Através da Junta de Missões Nacionais (JMN) e Agência Presbiteriana de Missões Transculturais (APMT), participamos da Grande Comissão que está em Mateus 28.18-20, enviando missionários e provendo-lhes sustento, para que o Reino de Deus cresça em nosso mundo.
Somos Teocêntricos na Liturgia – No seu culto a Deus, as Igrejas Presbiterianas, procuram ater-se às normas contidas nas Escrituras, não sendo aceitas as práticas proibidas ou não sancionadas explicitamente pela mesma. O culto presbiteriano caracteriza-se por sua ênfase teocêntrica (a centralidade do Deus Triuno), na simplicidade, reverência, hinódia com conteúdo bíblico, pregação expositiva da Palavra de Deus, na celebração dos Sacramentos (Batismo e Santa Ceia), no fervor e na alegria.
Que o Senhor da Igreja continue a ser honrado pela Igreja Presbiteriana do Brasil e especialmente pela Igreja Presbiteriana de Natal e sobre todos derrame suas preciosas bênçãos.

Leave a Reply